O prefixo “etno” vem do grego e se refere à cultura. Etnocentrismo é considerar o seu “etno” como o centro do mundo. Ou seja, etnocentrismo é julgar as outras culturas a partir dos seus próprios valores. O etnocentrismo está na raiz dos conflitos étnicos, xenofobia, racismo e preconceito.
Etnocentrismo é a concepção de membros de uma cultura ou grupo social como sendo o centro, o normal, e superior as demais. Já o relativismo cultural é baseado na ideia do outro (alteridade) como sendo relativa, não há um modelo cultural de referência.
Enquanto o etnocentrismo traz uma ideia de julgamento e hierarquia de civilizações, o relativismo cultural procura considerar costumes e tradições como frutos de uma cultura específica. Igualmente, não leva em conta critérios morais de certo e errado ao estudar essas culturas.
A cultura é parte do que somos, nela está o que regula nossa convivência e nossa comunicação em sociedade. Ao tratar do conceito de cultura, a sociologia se ocupa em entender os aspectos aprendidos que o ser humano, em contato social, adquire ao longo de sua convivência.
Se o etnocentrismo é um comportamento muito generalizado – e até mesmo tido como normal – de se reagir à diferença, privilegiando o seu próprio modo de vida em relação aos outros possíveis, o racismo, ao contrário, é uma forma de se usarem as diferenças como um modo de dominação.
23 curiosidades que você vai gostar
Relacionado aos preconceitos, o etnocentrismo pode ser expresso por piadas que ridicularizem a linguagem, a cultura e a religião dos outros povos. Como visão de análise, o etnocentrismo é expresso pela maneira de enxergar o outro (de outra etnia, de outra cultura) como alguém inferior.
O preconceito racial persiste na sociedade brasileira, embora muitas vezes camuflado. Os negros são hoje no Brasil o grupo étnico-racial mais pobre e com menor nível de escolaridade. Também são os que mais morrem assassinados e são as maiores vítimas da violência policial.
Cultura significa tudo que é feito, aprendido ou compartilhado por membros de uma sociedade: valores, crenças, comportamentos, símbolos, línguas e objetos materiais. Sociedade significa um grupo de pessoas que vivem em um território definido e que compartilham uma cultura.
Tipos e exemplos de culturaExemplos: música erudita, teatro, pintura acadêmica e gastronomia gourmet.Exemplos: Carnaval, samba, folclore, catolicismo popular e comidas típicas.Exemplos: futebol, pop, astrologia, Coca-Cola e McDonald s.
Quantos tipos de bactérias existem na boca?
Quanto ganha um engenheiro em 2021?
É verdade que todo quadrilátero é um paralelogramo?
O que é adjetivos simples e compostos?
Quais foram as consequências da Reforma Protestante?
Quem não pode tomar a vacina da Pfizer?
Quanto tempo demora um cateterismo?
O que são verbos no tempo presente?
O que inverte a imagem do olho?
Qual a igreja mais linda do mundo?
Quantos km por litro faz um bitrem?
Como fazer desenhos bem realista?
Quais são os principais princípios do SUS?
Qual o nome do satélite da Claro?
Como recusar um candidato a emprego?
Quais são as principais causas da poluição dos rios no campo?
O que diz a habilidade EF02MA09?