Ciência no mundo greco-romano O pensamento científico surgiu na Grécia Antiga aproximadamente no século VI a.C. com os pensadores pré-socráticos que foram chamados de "Filósofos da Natureza" e também "Pré-cientistas".
A ciência teve origem na Grécia. Foram os gregos os primeiros a iniciarem as práticas científicas. O que existia antes era, sem dúvida, conhecimento de um número limitado de fatos, uma concepção sensorial do mundo, uma coordenação de ações, destinadas à procura dos elementos necessários à vida humana.
A Ciência Moderna, isto é, a ciência que conseguiu articular o método de observação e experimentação com o uso de instrumentos técnicos (sobretudo o telescópio e o microscópio), começou a se desenvolver, propriamente, na Europa do século XVI.
Com a expansão da escolástica, período que começou a criar escolas e universidades, toda Europa passou a dar início a uma realidade científica, por isso que neste momento a mudança eram as escolas e universidades que passaram ser local do conhecimento e um “laboratório” da própria ciência.
A Filosofia da Ciência surge como um ramo distinto do saber no final do século 18 e se consolida no século 19. Estamos no contexto da Revolução Industrial, das expedições científicas na América, na busca por entender o funcionamento da natureza.
22 curiosidades que você vai gostar
A filosofia da ciência é o campo de estudos filosóficos focado na compreensão, no questionamento e no aprimoramento dos processos e métodos científicos, buscando sempre garantir os fundamentos para que o trabalho científico ocorra da melhor forma, proporcionando um conhecimento que seja indubitavelmente confiável.
A Filosofia, como conhecemos, teve origem na Grécia Antiga como resultado de uma intensa mudança de pensamento. ... Além desse trabalho de investigação constante acerca da natureza da Filosofia, há também uma diversidade de temas e de preocupações que os filósofos tentam responder.
A filosofia, considerada a base de todas as ciências, a história, e a medicina foram áreas de uma proeminente produção no período. Até então apenas a religiosidade era a responsável por dar respostas às questões humanas: as doenças eram justificadas pela vontade dos deuses, os eventos históricos também.
O progresso do conhecimento científico é cumulativo porque sempre soma novas verdades e é sistematizado porque pressupõe uma organização, uma unificação que coordena o conhecimento já existente e as novas hipóteses, que suscitam métodos para investigar o ainda desconhecido.
Como saber se estou com insuficiência cardíaca?
Qual a importância da organização no local de trabalho?
Qual exame detecta neuropatia?
O que é mieloma múltiplo e neoplasias malignas de plasmócitos?
Como identificar vozes em um texto?
Como os 5R's da sustentabilidade podem ser aplicados no nosso Dia-a-dia?
Como identificar minhas emoções?
Como saber qual transportadora está meu pedido mercado livre?
Como testar a velocidade do processador?
Como testar os sensores do Xiaomi?
Como mexer em um celular com o touch quebrado?
Como testar uma sonda nasoenteral?