São animais com o corpo segmentado interna e externamente em diversos anéis (origem do nome Annelida). Em uma das extremidades do corpo da minhoca há a boca e na outra, o ânus. As minhocas são bioindicadoras da qualidade do solo pois são fundamentais para a areação e fertilidade do solo.
Atualmente, estão descritas e catalogadas no Brasil em torno de 350 espécies de minhocas, entre nativas e exóticas. No entanto, estimativas indicam que podem existir até 2 mil espécies desses invertebrados nos solos brasileiros. Conhecida popularmente como minhoca-louca, puladeira ou bailarina.
As minhocas podem ser vermelhas, marrons ou uma combinação dessas duas cores, além de tons mais esverdeados ou cinzentos.
Os locais típicos onde as minhocas costumam viver incluem pequenos jardins, solos de árvores e áreas com folhas em decomposição. A melhor hora para capturar minhocas é após uma chuva. Também é recomendável procurá-las durante o entardecer ou à noite. As minhocas gostam de sair da terra nesses horários.
Esta espécie se diferencia de outras muito parecidas por apresentarem listras transversais bem evidentes ao longo do corpo e por isso também lhes são atribuídas o vulgo “Minhocas listradas”. Elas são reconhecidas mundialmente por contribuírem de forma muito eficaz no processo de compostagem doméstica.
Lumbricina Minhoca/Nomes científicos
As minhocas californianas são as mais utilizadas no processo de compostagem. É por meio delas que é gerado o húmus, também usado na vermicompostagem.
Eucariotas
Minhoca/Domínio Taxonômico
Muitas pessoas têm a ideia de que as minhocas possam ser bichos peçonhentos, mas é o contrário: são limpas e não transmitem doenças, e ainda podem ser usadas em sua casa sem causar problemas.
São minhocas pequenas (de 3 a 7 centímetros) que habitam a superfície do solo, levemente pigmentadas. Este gênero é de origem africana e também muito comum em áreas agrícolas antigas e que passaram por cultivo convencional depois de adotar o sistema de plantio direto.
Procure por elas em calçadas, pátios e entradas de garagem. Se você for capturar minhocas para usar como isca, adubo, para pesquisa ou por qualquer outro motivo, segure-as cuidadosamente e mantenha-as vivas em um copo com terra solta. Espere por um dia chuvoso. É possível encontrar minhocas a qualquer hora, mas após uma chuva será muito mais fácil.
Uma minhoca adulta tem o corpo formado por vários anéis (segmentos), que variam em quantidade de acordo com a espécie. No primeiro anel, localiza-se a boca e, no último, o ânus, canais responsáveis pela ingestão e excreção de substâncias.
Procure embaixo de pedras, troncos e outros objetos que sirvam como abrigo no solo. Não tenha medo de cavar mais se suspeitar que mais minhocas estejam no local. Observe as suas pegadas. A pressão causada pelos seus pés pode fazer com que minhocas curiosas rastejem até a superfície.
Como era a vida dos homens na Grécia Antiga?
O que acontecia nos campos de concentração?
Como era a sociedade dos babilônios?
Como aconteceu o regime militar no Brasil?
O que é o ENIAC quem criou Qual a finalidade?
Como funciona uma prensa móvel?
Como era possível plantar no Egito?
Como funcionava a legislação aplicada quando o colono encontrava ouro?
Como funcionava o sistema de parcerias entre imigrantes e fazendeiros?
Como funciona a Assembleia dos Estados Gerais?
Como funciona os sistemas de exploração?
Como funcionava a desobediência civil proposta por Mahatma Gandhi?
Tem como colocar nome do padrasto na certidão de nascimento?
Quanto custa o sorriso do Firmino?