Todo texto traz a voz daquele que enuncia, que fala, mesmo quando sua presença não está textualmente marcada por um “Na minha opinião”, “Para mim”, “Eu acho que”. As escolhas lexicais (verbos, substantivos, adjetivos) e a organização textual já dão indícios da caracterização, da formação e da opinião do enunciador.
O ato de argumentar, então, está relacionado às vozes presentes no contexto cultural e é constituído por discursos ideológicos que colaboram para a persuasão e para o convencimento do outro. A partir da constatação de que o “eu” se constitui verbal- mente sobre a base do “nós” (BRAIT, 1999, p.
O discurso direto caracteriza-se por ser aquele em que o narrador reproduz as palavras de outra pessoa ou personagem. Um discurso direto pode aparecer no meio do texto. Para isso, utiliza recursos de pontuação como uso das aspas, dois pontos ou travessão, para demonstrar que a fala é de outrem.
A voz é a fala daquele que enuncia no texto , que fala mesmo sem estar presente no texto . Artigo de opinião é um texto argumentativo /dissertativo onde o autor apresenta sua opinião sobre determinado assunto .
Há, na Língua Portuguesa, diferentes tipos de discursos: o discurso direto, o discurso indireto e o discurso indireto livre. Em uma só narrativa, pode haver mais de um tipo de discurso. Ou seja, esses discursos podem estar interligados, dando mais entendimento ao conteúdo ou mesmo gerando mais emoção e expressividade.
Veja no resumo como identificar cada uma delas e a fazer a Conversão entre as vozes. Quando você lê um texto, logo percebe quem ou o que está praticando ou sofrendo uma ação. Isso porque a combinação do sujeito com o verbo e suas devidas flexões deixam isso explícito.
Além da ativa e da passiva, também existe a voz reflexiva. Na voz reflexiva o sujeito/agente e o objeto/paciente coincidem. Isso significa que o sujeito faz uma ação, expressa pelo verbo, que ele mesmo sofre ou recebe. Tomemos como exemplo a oração abaixo: O prisioneiro. se. matou.
Mas a voz reflexiva não deve ser confundida com a voz ativa formada por verbos que expressam sentimento, como queixar-se, alegrar-se, zangar-se. Tanto é que não podemos dizer, por exemplo, zango-me a mim mesmo. O operário feriu-se.
Para entendermos esse conceito, vamos pegar os exemplos anteriores, que estão na voz ativa, e passá-los para a voz passiva: 1. Primeiro, identificamos, no predicado, quem é o elemento que está sofrendo a ação. Esse passará a ser o sujeito da frase. 2.
Quantos quilos emagrece com reeducação alimentar?
O que são pigmentos das plantas?
Quais os alimentos que mais causam alergias?
Qual é o impacto do processo de desmatamento da Amazônia sobre o ciclo hidrológico?
Qual é a diferença entre reformar e restaurar?
Qual a origem da palavra infarto?
Como é preciosa a morte dos seus santos?
Para que serve o medicamento cloridrato de fexofenadina?
Qual a importância da teoria de Maslow?
Como calcular o consumo da conta de luz?
Qual é o melhor chipset para 1155?
Como simular antecipação saque aniversário?
Quais os cuidados que uma pessoa que tem trombose deve ter?
Onde deve ser proposta a ação de cobrança?
Quanto é para escrever um livro?
Como transformar uma imagem em 16:9?
Por que a Libras é importante para o desenvolvimento pessoal social e educacional do surdo?