Ele é produzido principalmente por meio de fermentação, isto é, por meio da oxidação do etanol na presença de bactérias. Porém, sua primeira obtenção foi por meio de destilação.
O ácido acético ou etanoico é o principal componente do vinagre, sendo responsável por seu sabor azedo. Sua principal obtenção é pela oxidação do etanol do vinho.
O ácido acético, nome IUPAC ácido etanoico, é um dos principais ácidos carboxílicos. De fórmula molecular CH3COOH, é um ácido orgânico que apresenta grupo funcional carboxila (-COOH), conferindo-o grande polaridade.
Peso molecular 60,05 | Ponto de ebulição (°C) 117,9 |
---|---|
Densidade relativa do líquido (ou sólido) 1,051 A 20°C (LÍQ.) | Pressão de vapor 20 mm Hg A 29,9°C |
Calor de combustão (cal/g) -3.136 | Viscosidade (cP) 1,21 |
Solubilidade na água MISCÍVEL | pH 2,9 (0,1M) |
Reatividade química com água NÃO REAGE. |
Ele provém da oxidação do álcool do vinho no processo de acetificação. O vinagre para consumo deve ter entre 4% e 6% de ácido acético. A legislação brasileira estabelece em 4% o teor mínimo de ácido acético para vinagre.
O ácido acético é o principal constituinte do vinagre, que é usado em temperos na cozinha, em limpezas e na preparação de perfumes, corantes, seda artificial e acetona. Outra função importante dos ácidos carboxílicos em nossa vida pode ser vista no texto Ácidos carboxílicos e filtros solares.
ácido acético
“Independente da fonte a partir da qual é produzido, o vinagre contém entre 4 e 6% de ácido acético”, ensina o químico Luiz Antônio Andrade de Oliveira, da Universidade Estadual Paulista, em Araraquara.
Ácido acético é a nomenclatura usual do ácido etanoico (IUPAC).
Vinagre: formado basicamente de ácido acético e água. Madeira: composto de celulose, lignina, álcool pirolenhoso, água, ácido acético e outras substâncias em porcentagens variadas.
A principal diferença entre o etanol e o ácido etanóico é que o etanol é um álcool que contém grupo hidroxilo como grupo funcional, enquanto que ácido etanoico é um ácido carboxílico que contém o grupo ácido –COOH em vez de um grupo hidroxilo na molécula.
Não se sabe ao certo, mas se acredita que o ácido etanoico tenha sido obtido pela primeira vez pelo alquimista persa Jabir Hayyan (Geber), através de uma destilação, por volta de 700 d.C. Esse ácido foi sintetizado em 1845 por um processo de destilação industrial criado pelo químico alemão Adolf Hermann Kolbe (1818-1884).
Ácido etanóico pode ser encontrado em bebidas alcoólicas. Alguns estudantes britânicos conseguiram ligar um veiculo motorizado à base de componentes ricos em ácido etanóico, por aumentar muito o nível de combustão, tornando assim possível, um veiculo preparado, capaz de dar ignição a partir do ácido.
O ácido acético é produzido e excretado por determinadas bactérias, notavelmente o Acetobacter e o Clostridium acetobutylicum. Estas bactérias são encontradas geralmente nos gêneros alimentícios, na água, e no solo, pois o ácido acético é produzido naturalmente.
Como saber se é indutor ou resistor?
Como clarear o cabelo com o pente?
Como jogar sudoku com letras e números?
Como ler um livro via internet?
Como imitar um personagem de anime?
Como jogar Mario Bros no navegador?
Como pagar QR Code no próprio celular?
Tem como jogar Super Mario World Online?
Como iluminar parede de pedra?
O que servir em um chá de revelação?
Quanto devo ter para abrir um bar?
Como fazer um dia de beleza no salão?
Como deixar o caderno mais organizado?
São aspectos básicos para o sucesso de um evento esportivo?
Como arrumar livros de forma criativa?
O que servir em um chá das cinco?
Como ler QR Code com a câmera do celular Motorola?