O sistema nervoso dos artrópodes é do tipo ganglionar, apresentando uma dupla cadeia ventral de gânglios, e órgãos dos sentidos muito especializados situados na cabeça (olhos, órgãos auditivos e antenas).
O sistema digestivo dos artrópodes é completo e o alimento é levado até ele por apêndices bucais articulados. O sistema é dividido em três partes, o anterior serve para digestão mecânica, o mediano (ou ceco) para digestão enzimática e absorção de nutrientes e o posterior para absorção de água.
Características gerais dos artrópodesPossuem corpo segmentado em cabeça, tórax e abdome, que podem estar fundidos em alguns grupos.Apresentam extremidades articuladas, que se apresentam de formas diversificadas.Possuem exoesqueleto quitinoso, que lhes confere proteção, apresentando músculo estriado em seu interior.
O sistema nervoso dos crustáceos é composto por um cérebro ganglionar que manda nervos para os demais órgãos e segmentos onde estão presentes gânglios menores. O sistema sensorial é composto pelos olhos, pelos mecanorreceptores e quimiorreceptores que estão presentes nas antes e nas peças bucais.
O sistema digestório é completo: começa na boca, segue pelo tubo digestório onde há uma espécie de estômago com enzimas digestivas que auxiliam na digestão (que ocorre fora das células). Os restos não aproveitados saem pelo ânus.
45 curiosidades que você vai gostar
O sistema nervoso dos insetos consiste em um cérebro localizado na cabeça, e um cordão nervoso localizado ventralmente, com gânglios em cada segmento. ... As células sensoriais captam estímulos do ambiente e transmitem esses estímulos para o sistema nervoso central.
Esse grupo é representado por animais como aranhas, ácaros, escorpiões e entre outras mais de 60 mil espécies. Todos os aracnídeos são caracterizados por serem invertebrados e terem exoesqueleto rígido, além da presença de apêndices articulados.
Além dessa característica, podemos destacar as pernas articuladas, fundamentais para a locomoção e obtenção de alimento, e o corpo segmentado. Tradicionalmente, costumamos dividir os artrópodes em cinco grupos: insetos, aracnídeos, crustáceos, quilópodes e diplópodes.
Os artrópodes são classificados em três subfilos, sendo eles: Crustacea, Chelicerata e Uniramia. O Filo Arthropoda abriga os animais mais abundantes do planeta. Eles apresentam, como característica principal, o corpo articulado; coberto por esqueleto externo (exoesqueleto).
A alimentação dos artrópodes é muito diferenciada. Alguns comem plantas, enquanto outros se alimentam de animais. Geralmente, eles têm apêndices perto da boca que os ajudam a recolher a comida. Algumas aranhas e outros artrópodes usam os apêndices para soltar veneno e capturar a presa.
Nos artrópodes a excreção é feita, na maioria deles, por meio de tubos de Malpighi, que são estruturas pouco mais evoluídas do que as nefrídias de uma minhoca, pois não lançam resíduos metabólicos na superfície corporal externa, mas sim no interior do intestino.
Os moluscos são animais que possuem o tubo digestivo completo. São protostômios, ou seja, durante o desenvolvimento embrionário originam primeiro a boca e depois o ânus. ... Os bivalves apresentam um estilete cristalino que libera enzimas digestivas, colaborando assim, com o processo de digestão.
Os artrópodes mais conhecidos são os insetos (formigas, cigarras, borboletas), mas esse filo também é composto pelos crustáceos (caranguejos, siris, camarões), aracnídeos (aranhas, escorpiões), quilópodes (lacraias) e diplópodes (piolho-de-cobra).
Os aracnídeos são artrópodes caracterizados pela presença de quatro pares de patas e ausência de antenas. ... O subfilo Chelicerata apresenta corpo dividido em cefalotórax (prossoma) e abdômen (opistossoma), não possui antenas, além de deter quatro pares de patas, quelíceras e pedipalpos.
Características dos insetos
Diferente dos outros artrópodes, como centopeias e aranhas, os insetos têm três pares de pernas articuladas e corpos divididos em cabeça, tórax, e abdome. Na cabeça, eles possuem os olhos, um par de antenas e o aparelho bucal.
Os aracnídeos são animais invertebrados divididos entre milhares de espécies ao redor do mundo. Os mais populares são as aranhas, escorpiões e ácaros que compartilham semelhanças e particularidades entre si.
- Sistema nervoso periférico: consiste de nervos que deixam ou chegam ao sistema central para inervar os músculos e os órgãos do sentido, respectivamente. As células que constituem o sistema nervoso dos insetos são chamadas neurônios.
Pode ser dividido em sistema nervoso central e sistema nervoso periférico. O sistema nervoso garante que nosso corpo seja capaz de responder a estímulos externos e internos. O sistema nervoso é o sistema responsável por captar, processar e gerar respostas diante dos estímulos aos quais somos submetidos.
A transmissão do impulso nervoso deve atravessá-la para que se propague, o que é conseguido através da liberação de neurotransmissores na membrana pré- sináptica. Esses neurotransmissores migram pela fenda sináptica e atingem receptores específicos na membrana pós-sináptica onde desencadeiam novos potenciais de ação.
Os grupos de artrópodes
De acordo com evidências morfológicas e moleculares, podemos classificar os artrópodes em três linhagens diferentes: quelicerados, miriápodes e pancrustáceos. No grupo dos quelicerados, destacam-se os aracnídeos, que formam a maior parte dos quelicerados modernos.
Artrópodes (filo Arthropoda) são animais dotados de patas articuladas e que possuem esqueleto externo (exoesqueleto) nitidamente segmentado. Entre eles, besouros, borboletas, aranhas, camarão, centopeia e piolho de cobra. O grupo dos insetos tem a maior diversidade entre os animais, sendo os besouros os mais comuns.
Artrópodo (ou artrópode) vem do grego arthrós, articulação + pous, podós, pé. Etimologicamente, portanto, significa "pés articulados".
Organismos como a hidra e a planária apresentam um tubo digestivo incompleto que inclui uma cavidade digestiva, a cavidade gastrovascular, com uma única abertura, que funciona simultaneamente como boca e ânus.
Em geral, os moluscos comem algas. Eles usam a rádula para raspar as algas das rochas. Porém moluscos maiores têm grande apetite. As lesmas e os caracóis comem plantas e frutas.
A rádula é como se fosse a língua dos moluscos, tem inúmeros dentículos voltados para trás que são usados para raspar ou cortar o alimento. O número de dentes presentes na rádula pode ser usado para identificação e classificação dos animais do filo.
Qual a diferença de Roubaram e roubarão?
O que faz a pressão sistólica subir?
O que é a relação entre uma coisa e outra?
Pode colocar o celular para carregar com 40?
Quais são os estados brasileiros que possuem o Colégio da Polícia militar?
Como ter Pokémons com CP alto?
Como terminar um E-mail com ATT?
Pode colocar o celular para carregar todos os dias?
Como será o verão em 2021 2022?
Qual é a maior favela do Nordeste?