A derivação ocorre quando morfemas (prefixos e sufixos) são unidos ao radical da palavra primitiva para originar outras palavras na língua portuguesa. A derivação é realizada pela junção de morfemas derivacionais (prefixos e sufixos) aos radicais das palavras primitivas.
compra - do verbo comprar >> Ele foi comprar pão.
Enlouquecer deriva simultaneamente por prefixação e sufixação de louco, ou seja, é um verbo derivado por parassíntese.
Na Derivação Prefixal e Sufixal, a presença apenas do sufixo ou apenas do sufixo na palavra primitiva é suficiente para a formação de uma nova palavra – infeliz ou felizmente.
Aglutinação e justaposição A justaposição, assim como a aglutinação, é um processo de composição de palavras. A diferença é que na justaposição não há trocas ou perdas dos elementos formadores das palavras, que permanecem apenas unidas, sem sofrerem alterações na sonoridade, acentuação ou mesmo na forma da escrita.
Podemos observar que “rosa” e “feliz” não se formam a partir de outra palavra já existente, mas permitem a formação de novas através do acréscimo de sufixos e prefixos ao radical. Ocorre quando há acréscimo de prefixo à palavra primitiva, resultando na alteração do seu significado. Ocorre quando se acrescenta um sufixo à palavra primitiva.
Com relação à formação de palavras por meio da composição, esses processos ocorrem envolvendo mais de dois radicais de palavras, sendo definidas como justaposição ou aglutinação. Na justaposição, quando há a união dos termos, os radicais das palavras não apresentam qualquer tipo de alteração em sua estrutura.
Os processos de derivação de palavras ocorrem de cinco maneiras sempre com um radical e os afixos (sufixos e prefixos): Derivação Prefixal (Prefixação): inclusão de prefixo à palavra primitiva, por exemplo: in feliz, ante braço, en raizar, re fazer, etc.
As palavras podem ser formadas, basicamente, por dois processos: a derivação e a composição. Enquanto no primeiro partimos de um mesmo radical para formar uma nova palavra, no segundo haverá sempre mais de um radical.