Conhecida como a guardiã dos juramentos dos homens e da lei, sendo invocada nos julgamentos diante dos magistrados. Thêmis significa “lei divina” ao invés de ordenança humana, literalmente, “aquilo que é colocado no lugar”, do verbo grego tithemi (τίθημι), que significa “colocar”.
Ela leva esse título porque na mitologia grega ela era conhecida como a deusa da justiça. ... Recentemente tem sido representada com os olhos descobertos como significado da Justiça Social. Ela carrega a balança, para indicar que todos devem ser julgados com igualdade, a espada e as tábuas da lei.
A balança significa o justo, o equilíbrio, a medida. Essa é uma dos principais elementos da simbologia da Justiça. Há muitas representações que esse elemento é tomado como um todo, ou seja, vê-se a balança e se diz: ai está a Justiça.
Themis
Themis ou Têmis Na mitologia grega, Themis é representada por uma figura de mulher e traz em seu significado a personificação da justiça. Têmis é filha de Urano (o Céu) e de Gaia (a Terra). A deusa da justiça exibe uma espada e uma balança.
A venda é um símbolo de imparcialidade: significa que ela não faz distinção entre aqueles que estão sendo julgados. A balança indica equilíbrio e ponderação na hora de pesar, lado a lado, os argumentos contra e a favor dos acusados.
O Themis é um sistema de informática desenvolvido pelo Tribunal de Justiça do RS para informatização das atividades a cargo de magistrados e servidores do Poder Judiciário.
Porque a Deusa da Justiça é Vendada? (Usa uma Venda) A venda na mulher é um símbolo que representa a imparcialidade que se deve ter ao tratar do direito, não fazendo distinção entre quem estiver sendo julgado.
Têmis
Divindade grega, Têmis é a mais conhecida representante da Justiça. É definida, no sentido moral, como o sentimento de verdade, da equidade e da humanidade.
A venda é um símbolo de imparcialidade: significa que ela não faz distinção entre aqueles que estão sendo julgados. A balança indica equilíbrio e ponderação na hora de pesar, lado a lado, os argumentos contra e a favor dos acusados. A espada é um sinal de força.
São símbolos usuais da justiça: a espada, a balança e a deusa de olhos vendados. Espada - simboliza a força,coragem, ordem, regra e aquilo que a razão dita e a coerção para alcançar tais determinações. Balança - simboliza a equidade, o equilíbrio, a ponderação, a igualdade das decisões aplicadas pela lei.
Segue a tradição de representá-la com os olhos vendados, para demonstrar a sua imparcialidade, e a espada, símbolo da força de que dispõe para impor o direito. Algumas representações da justiça possuem, também, uma balança, que representa a ponderação dos interesses das partes em litígio.
Iustitia tornou-se um símbolo da virtude da justiça com a qual todo imperador desejava associar seu regime; o imperador Vespasiano cunhou moedas com a imagem da Deusa sentada em um trono chamado “Iustitia Augusta”, e muitos imperadores depois dele usaram a imagem da deusa para se proclamarem protetores da justiça.
Na verdade, segundo a mitologia grega, a figura de mulher que representa a Justiça é a deusa Thémis, filha de Urano (Céu) e de Gaia (Terra), ela própria a deusa da Justiça. Dotada de grande sapiência, além de esposa de Zeus, o deus supremo, era sua conselheira.
Como congelar alimentos e pratos prontos?
Como fica as férias de quem teve contrato reduzido?
Quanto custa o cogumelo Paris?
Qual a profissão de Adriana Santana?
O que significa 3 pontos no final da frase?
Como atualizar o Windows do Notebook Samsung?
O que significa a palavra Assembleia de Deus?
Como ter ombros largos femininos?
Qual é o valor absoluto de zero?
Qual a praia mais famosa do Paraná?
Qual é o perfil de um empreendedor de sucesso?
O que significa C C nas petições?
O que configura dano moral no trabalho?
Para que é indicado o comprimido amoxicilina?
Como funciona a tutela antecipada do INSS?