A população de seus formigueiros é dividida em castas, organizadas em torno de uma rainha, que passa a vida colocando ovos que darão origem aos seus “súditos”. A mais numerosa casta é formada pelas formigas operárias, que protegem a colônia e cuidam dos alimentos e dos ovos da rainha.
Com várias câmaras com funções específicas e túneis que as interligam. A disposição desses locais depende de vários fatores, como a espécie da formiga (há mais de 10 mil!), sua dieta, o lugar onde o ninho é construído e o número de habitantes.
De acordo com pesquisadores, a peculiaridade da espécie é a construção de ninhos gigantes e que podem chegar a até cinco metros de diâmetro e seis metros de profundidade. Nos ninhos, as formigas abrigam suas colônias e cultivam seus alimentos, como mostra o vídeo do Nossa Terra, da RBS TV (veja o vídeo abaixo).
A maioria das formigas em uma colônia é formada por fêmeas, reprodutoras (rainhas) e não reprodutoras (operárias). Essas últimas fazem o trabalho pesado: constroem o ninho, coletam comida e água, limpam, alimentam machos, larvas, e em alguns casos a rainha, e protegem o formigueiro.
Para evitar o colapso, as operárias precisam fornecer uma alimentação especial a algumas larvas, de maneira que elas cresçam e deem origem a novas rainhas. Assim, o formigueiro ganha uma nova monarca. Na maioria das espécies de formigas, a sociedade é estratificada.
As formigas chamadas de "cortadeiras" se alimentam de um fungo que criam no interior dos formigueiros. As folhas que elas cortam e carregam, às vezes por longas distâncias, servem como alimento para esses fungos.
Os formigueiros foram classificados em três classes de tamanho: classe I, até 30 cm de diâmetro; classe II, 31 a 60 cm; e classe III, mais que 61 cm.
Os formigueiros foram classificados em três classes de tamanho: classe I, até 30 cm de diâmetro; classe II, 31 a 60 cm; e classe III, mais que 61 cm.
Esse ninho de cinco anos tem túneis de 40 metros de comprimento, mas podem chegar até a 200 metros.” No interior do ninho estão as câmaras, seja para alimentação e para aposento da rainha, seja para servir de lixeira. Um formigueiro como o mostrado na reportagem chega a ter de 3,5 a 7 milhões de formigas.
Como é o interior de um formigueiro? Com várias câmaras com funções específicas e túneis que as interligam. A disposição desses locais depende de vários fatores, como a espécie da formiga (há mais de 10 mil!), sua dieta, o lugar onde o ninho é construído e o número de habitantes.
Como é a vida dentro de um formigueiro? As formigas vivem em colônias muito bem organizadas onde cada indivíduo tem uma função específica. Para manter tudo em ordem, elas trabalham incessantemente. “A qualquer momento do dia ou da noite, cerca de 30% a 40% das formigas estão em atividade.
No ano passado, cientistas europeus descobriram um formigueiro gigante, com cerca de 6 mil quilômetros de extensão, que se estendia de Portugal até a Itália. Os pesquisadores estimam que ele seja habitado por bilhões de indivíduos da espécie Linepithema humile, originária da Argentina e introduzida no continente europeu há 80 anos.
As formigas têm funções diferentes no formigueiro, sendo que tais funções variam dependendo da espécie de formiga. As saúvas (gênero Atta), entre outras espécies, possuem uma das organizações sociais mais desenvolvidas. As formigas se comunicam por meio de liberação de feronomas (compostos químicos).
Como instalar Revit 2020 Versão Estudante?
Como ver as runas de alguém no LoL?
Como saber se uma pessoa me odeia?
Como saber se o talao de energia foi pago?
Como funciona o pagamento em carnê?
Como instalar o Revit em um HD externo?
Quanto ganha para ir no Casos de Família?
Qual a finalidade do cateter de Swan Ganz?
É possível ouvir o canto das baleias?
Qual o objetivo do jogo de golfe e suas modalidades?
Como instalar novas tomadas elétricas?
Quanto é um carro que dirige sozinho?
Como funciona o cartão de crédito do Banco Pan?
Como saber se estou cadastrado na Tele Sena?
Como receber o auxílio Merenda escolar?
Como cancelar plano Unimed por falecimento?
Qual é a função do capacitor no motor?