Marcado pelo relógio, o tempo da escola é único, medido e deve ser apre(e)ndido pelos sujeitos”. Observando que a forma de medir o tempo surgiu a partir de construções sociais, o presente trabalho propõe descrever sobre a relação deste tempo com o processo de escolarização da Educação Infantil.
O dia a dia na educação infantil é repleto de vivências que exploram o tempo e o espaço em que a criança permanece no ambiente escolar. ... O espaço educativo deve ser prazeroso e voltado às necessidades de cada faixa etária na primeira infância.
Buscando uma perspectiva de sucesso para a aprendizagem, é preciso que a organização deste espaço seja pensada como um ambiente acolhedor e prazeroso para a criança, ou seja, um lugar onde as crianças possam brincar e criar suas brincadeiras sentindo-se estimuladas e autônomas.
O espaço criado para a criança deverá estar organizado de acordo com a faixa etária da criança, isto é, propondo desafios cognitivos e motores que a farão avançar no desenvolvimento de suas potencialidades. O espaço deve estar povoado de objetos que retratem a cultura e o meio social em que a criança está inserida.
Para os pequenos da Educação Infantil, aprender sobre o tempo significa compreender a organização do seu dia a dia e dos seus hábitos cotidianos! ... Elas aprendem, ainda, uma das mais importantes características do tempo: o caráter irreversível dele — ou seja, o que já foi vivido não volta mais.
Antigamente, os povos usavam o sol como mecanismo de orientação. Basicamente, entendiam que quando o sol estava no céu era dia e a ausência dele era noite. Foi assim que passaram a dividir o dia em 24 horas, cada hora em 60 minutos e cada minuto em 60 segundos.
A rotina possibilita à criança segurança e domínio do espaço e do tempo que passa na escola. ... A partir dessa definição, organizam-se as atividades propostas para a criança. Importante destacar que essa organização não pode ser rígida, pode ter alterações e adaptações no dia a dia, dependendo de situações inusitadas.
O pedagogo possui também como função, criar meios ao qual a criança crie vínculos com os meios sociais, culturais, e relacionando diferentes contextos, e os mais variados conhecimentos, propiciando assim seu desenvolvimento autônomo e contínuo por meio de uma aprendizagem diversificada.
A organização do tempo na Educação Infantil e a importância da rotina. A organização do tempo na Educação Infantil e a importância da rotina.
Segundo Cerisara (2002), a Lei de Diretrizes e Bases, que estabelece o direito da criança à educação infantil e garante o seu acesso a instituições públicas, aponta que a criança passa a ser vista como sujeito de direito, ao invés de ser tratada como objeto de proteção.
São inúmeras as possibilidades expressivas oportunizadas para os pequenos no dia a dia da educação infantil, e as diferentes técnicas e linguagens artísticas não precisam ter limites entre uma e outra. Para a pesquisadora Rhoda Kellogg, a linha, por exemplo, está presente tanto no desenho das crianças quanto na modelagem.
A questão do espaço e do tempo na educação infantil tem sido objeto de estudo de várias pesquisas nas últimas décadas (Cerisara, 2002; Rossetti-Ferreira; Silva, 2005; Campos- De-Carvalho, 2002; 2003; Oliveira, 1994; Bondioli, 2004).
É feriado nacional Corpus Christi?
Quais são todos os verbos de ligação?
O que se estuda no ensino médio?
Qual o valor mínimo para abrir uma conta poupança na Caixa?
Quais são os principais templos e túmulos egípcios?
Como faço para ver uma casa no Google Maps?
Qual é o número da lei da Bncc?
Quais são os graus de jurisdição?
O que é uma gravidez bioquímica?
Quais as palavras que rimam na cantiga A barata diz que tem?
Como saber se tenho alteração hormonal?
Quanto tempo dura uma cirurgia refrativa?
O que significa sonhar com o irmão?
Quais as condições que habilitam o trabalhador para o trabalho em altura?
O que é número atômico é porque ele é importante para o químico?
Qual é a classificação do hidrocarboneto abaixo?