Canal de irrigação é: Duto ou vala que conduz a água com a finalidade de umedecer os solos. É uma técnica utilizada na agricultura que tem por objetivo o fornecimento controlado de água para as plantas em quantidade suficiente e no momento certo, assegurando a produtividade e a sobrevivência da plantação.
A primeiras técnicas de irrigação já registradas foram feitas através de diques, que são valas que são mais baixo que o rio, dessa forma escoando a água para os locais de plantio.
Registros apontam que por volta do ano 4000 A.C. foram construídos diques e canais de irrigação. Eram grandes reservatórios para armazenar a água nos períodos de cheia, que reduziam os danos e direcionavam fluxo das águas para regiões distantes.
A Irrigação enquanto 'Molhação' trata-se de uma atividade que remonta 6.000 a.C., quando surgiu no Egito e Mesopotâmia (atual Irã/Iraque), mediante as águas dos Rios Nilo, Tigres e Eufrates. ... Depois, a água era drenada de volta para o rio, permitindo o cultivo em um solo umedecido e enriquecido de nutrientes.
Os canais de irrigação foram idealizados com o objetivo de levar desenvolvimento para a área agrícola do Distrito Federal. Com o passar dos anos, a manutenção foi ficando de lado e uma série de problemas foi ocorrendo, o que acarretou na diminuição da vazão da água, prejudicando muitos usuários.
No método da irrigação localizada, a água é aplicada com emissores em partes da área ocupada pelas raízes das plantas, formando uma faixa úmida. Os emissores são: pontuais (gotejadores), lineares (tubo poroso ou “tripa”) ou superficiais (microaspersores). A distribuição da água acontece através do solo.
A agricultura na Mesopotâmia era baseada nos vales férteis e nas margens dos rios Tigre e Eufrates, com a construção de diques e barragens para regular o regime irregular de cheias.
A economia na Mesopotâmia Antiga caracterizou-se, principalmente, pelo comércio e agricultura.
Esse tipo de sistema tem sido bastante utilizado no Brasil principalmente para a irrigação de pastagem, cana-de-açúcar , café e arroz .
O surgimento da irrigação foi fundamental ao florescimento da civilização, e os ganhos de produtividade agrícola permitidos por ela são, em grande parte, os responsáveis pela viabilidade da alimentação da população mundial. No entanto, a irrigação também apresenta perigos ambientais.
O desenvolvimento de várias civilizações antigas pode ser traçado através do sucesso da irrigação. A irrigação antiga teve como conseqüência dois grandes impactos: suprimento de alimento e aumento de população. Através da irrigação foi possível estabelecer uma fonte mais estável de alimentos, fibras e suportar populações mais densas.
As primeiras tentativas de irrigação foram bastante rudimentares, mas a importância do manejo da água tornou-se evidente na agricultura moderna. Tribos nômades puderam estabelecer-se em determinadas regiões, irrigando terras férteis e, assim, assegurando produtividade suficiente para a sua subsistência.
Porque o dedo fica roxo quando machucamos?
O que é Living para os cabelos?
O que é substantivo masculino e feminino?
Como fazer para dar medicação para crianças?
Qual a diferença entre aditar e emendar a inicial?
O que acontece se deixar o condicionador muito tempo no cabelo?
Qual o antibiótico mais potente do mundo?
O que significa saída de som P2?
Como identificar uma regência verbal?
Como tirar adesivo cicatrizante?
Qual é a idade de Carlo Porto?
Como ganhar massa muscular nas pernas femininas?
O teste de gravidez detecta com quantos dias?
Quem são os prepostos do empresário de acordo com o Código Civil Brasileiro?
Quais são os tipos de deficiência visual *?