O Curso de Operações Especiais (Coesp), que era realizado por Allan, é uma especialização dentro do próprio Bope. Com duração de seis meses, o curso habilita os policiais a participarem a operações de alto risco em favelas, selvas ou regiões montanhosas.
O fuzis de assalto nos calibre 7.62 e 5.56 foram fabricados para serem letais a 400 metros, podendo chegar a 3 km de distância e ainda ferir uma criança como vem acontecendo no Rio de Janeiro.
Em 1983, através do Decreto n.º 29.458, de 24 de janeiro de 1983, foi criado o Batalhão de Choque, tendo como uma de suas subunidades a Companhia de Operações Especiais – COE, localizada em Lauro de Freitas onde funciona até os dias de hoje.
O armamento usado eram fuzis alemães Mauser, calibre 7 milímetros modelo 1914, com alcance de 1.500 a 1.600 metros. "Hoje em dia, o uso do fuzil é comum. Mas, naquela época, era proibido a polícia portar arma de longo alcance operacionalmente. As armas usadas eram revólveres Taurus e metralhadoras.
História do Bope Atualmente comandado pelo tenente-coronel Ronaldo Roque da Silva, um oficial que há 12 anos se dedica a essa unidade, o Bope tem um efetivo de 120 policiais.
Há também gratificações aplicadas a profissionais no decorrer do seu desempenho nas ocorrências apresentadas. Elas variam, logo, os valores recebidos têm grandes variações. Em 2015, os policiais do Bope recebiam uma gratificação extra de R$1.500,00 no salário. O que faz o Bope?
Quem foi o idealizador do BOPE? O grande idealizador do BOPE do Rio de Janeiro foi o coronel Paulo César Amendola, ele deu início a essa nova linha dentro da polícia, quando foi criado, esse ainda não havia tomado as proporções que tem hoje, nem mesmo a denominação de “Caveira”, inspiração vinda de uma série da TV norte-americana “SWAT”.
Os policiais do BOPE utilizam veículos blindados, os chamados “caveirões”, para realizar suas operações, em especial as que ocorrem dentro de favelas. Atualmente o BOPE é composto por 400 homens, está previsto o ingresso de mulheres apenas em 2008. Não pare agora...
A tropa de elite é especializada em resgate de reféns, combate a diversas situações de alta periculosidade, invasão a favelas e neutralização do tráfico, entre outros. Não é à toa que outras instituições buscam treinamento junto aos profissionais do Bope, inclusive internacionais.
Quais são os principais cuidados com o estoma?
Porque o ouro escurece em contato com a pele?
O que preciso melhorar em mim entrevista?
O que foi amor para Aristóteles?
Quais os três tipos de empresas?
Quais são as principais características da pecuária brasileira?
Quantos dias é ideal para ficar em Foz do Iguaçu?
Quais Pokémons evoluem com Lure?
Qual o melhor horário para tomar diurético?
Quais são os animais não ruminantes?
O que acontece se botar açúcar no motor?