Devido à sua grande insolubilidade em solução aquosa, todos esses lipídios são transportados no sangue combinados com as lipoproteínas plasmáticas. Essas partículas contêm na sua região central os lipídios mais insolúveis em água (triacilagliceróis, TG e ésteres de colesterol, ECO).
Transporte dos lipídios A estrutura anfipática das lipoproteínas permite que os triglicerídeos e o colesterol sejam transportados pelo sangue . Os quilomícrons são um subgrupo de lipoproteínas que transportam os lipídios digeridos do intestino delgado para o resto do corpo.
Forma-se nas células intestinais a partir dos lipídios que absorvemos e cai no sistema linfático que chega ao ducto torácico, indo dai pra corrente circulatória. É uma estrutura esférica formada nos enterócitos (epitélio do intestino) depois da ingestão de gordura.
Em indivíduos normais, aproximadamente metade das IDL retornam ao fígado, através dos receptores LDL, por endocitose (LDL e IDL contêm apoproteínas que se ligam especificamente aos receptores LDL – aproximadamente 1.500 receptores por célula), e os remanescentes IDL são convertidos em LDL.
O transporte dos lipídeos, no plasma, é feito por estruturas denominadas de lipoproteínas.
Os Lipídios livres são, então, emulsificados pelos sais biliares em micelas e absorvidos pela mucosa intestinal que promove a liberação da porção polar hidrófila (sais biliares) para a circulação porta hepática e um processo de ressíntese dos Lipídios absorvidos com a formação de novas moléculas de tri- acil-gliceróis ...
Os Quilomícrons são sintetizados nas células do intestino e transportam colesterol e triglicérides provenientes da dieta para o fígado e tecidos periféricos. São as maiores partículas lipoprotéicas presentes no sangue, com teor protéico relativamente baixo. A principal apoproteína presente é a B-48.
Transporte de lipídeos no sangue Os lipídeos são transportados na corrente sanguínea através de proteínas, formando complexos denominados de lipoproteínas.
Os lipídios encontrados nas lipoproteínas do plasma são: triglicerídios(TG), colesterol e seus ésteres(CO, ECO) e fosfolipídios(FL) (Fig. 12.1). Devido à sua grande insolubilidade em solução aquosa, todos esses lipídios são transportados no sangue combinados com as lipoproteínas plasmáticas.
Apresentam como principais funções: atuar como coenzimas, controlar a homeostase, pigmentos lipídicos absorvem a radiação luminosa, agentes emulsificantes, hormônios e mensageiros intracelulares. Os lipídeos podem estar na forma de triacilgliceróis, glicerofosfolipídeos, esfingomielinas, glicolipídeos e esteroides.
Devido à sua grande insolubilidade em solução aquosa, todos esses lipídios são transportados no sangue combinados com as lipoproteínas plasmáticas. Essas partículas contêm na sua região central os lipídios mais insolúveis em água (triacilagliceróis, TG e ésteres de colesterol, ECO).
O que você entende sobre cidades globais?
O que são alunos com transtornos globais do desenvolvimento?
Fobia de quem tem medo de abelhas?
Qual é o significado de escamosa?
Quais as doencas reconhecidas por lei como incapacitantes?
O que é papila duodenal maior?
Você pode engravidar menstruada?
Watson e crick que deduziram a estrutura?
Porque machado de assis era chamado de bruxo do cosme velho?
O que significa a palavra elegeste?
Quantos hospedeiros ascaris lumbricoides tem durante seu ciclo de vida?