O oxigênio se dissolve no plasma, mas como é pouco solúvel, é transportada no sangue ligado a hemoglobina. Cada molécula de hemoglobina possui quatro sítios de ligação para o O2 e a ocupação total ou parcial desses sítios depende da concentração de O2 sanguínea.
TRANSPORTE DO OXIGÊNIO NO SANGUE O oxigênio é carreado no sangue por duas maneiras: Oxigênio em solução, dissolvido no plasma (uma parcela muito pequena < 2%) : O oxigênio não é muito solúvel nos líquidos, por isso sua concentração nos líquidos corporais é baixa.
Formas de transporte de O 2 2) Ligado à hemoglobina 98 % (197 mL) - O 2 + Hb Hb O2 : oxiemoglobina - O 2 liga-se de modo reversível à hemoglobina - Cada molécula de hemoglobina fixa até 4 moléculas de O 2 Transporte de oxigênio Transporte de oxigênio A afinidade da hemoglobina pelo oxigênio diminui a medida que a saturação também diminui
Transporte de CO 2. No homem e em outros mamíferos, cerca de 5 a 7% do gás carbônico liberado pelos tecidos dissolvem-se diretamente no plasma sanguíneo e assim é transportado até os pulmões. Outros 23% se associam a grupos amina da própria hemoglobina e de outras proteínas do sangue, sendo por elas transportados.
Existem cerca de 280 milhões de moléculas de hemoglobinas. Essa concentração permite carrear cerca de 65 a 70 vezes mais oxigênio que dissolvido no plasma. TRANSPORTE DE GÁS CARBÔNICO NO SANGUE a) Apenas cerca de 7% do gás carbônico é transportado no sangue em solução.