Silagem é o produto resultante da fermentação, realizada por bactérias, de forrageiras em processo de anaerobiose, picadas e acondicionadas em silos. Este processo de produção de silagem denomina-se ensilagem e quando feito adequadamente, seu valor nutritivo é semelhante ao da forrageira verde.
Silagem em sacos plásticos é uma opção barata, podendo-se aproveitar sacos de adubo desde que bem lavados e sem furos. Outros sacos plásticos resistentes podem ser utilizados. A compactação é feita com os pés ou bastões, e a vedação amarrando-se a boca do saco.
Portanto, a silagem não deve ser retirada apenas em uma parte do painel do silo e, sim, deve ser retirada em toda a superfície deste. È importante ter sempre em mente que a retirada da camada diária de silagem que será fornecida aos animais deverá ser perpendicular ao solo e deverá abranger todo o painel do silo.
Deve-se retirar a silagem de forma que o painel do silo seja mantido liso, ou seja, não devem ser escavados ´buracos´ ou ´escadas` na silagem. Quando procede-se dessa forma, aumenta-se a área de silagem exposta ao ar e, consequentemente, perde-se qualidade de forma significativa.
Em geral, o período de estocagem da silagem pode ser dividido em 4 fases: pré-fechamento, fermentação ativa, fase estável e abertura do silo, sendo cada fase ditada por diversos processos (Rotz e Muck, 1994).
Se considerarmos o preço de mercado atual, a saca de milho está com preço médio de R$ 25,,7/t).
Busca-se entre 6 kg de ensilagem por m2. Tal procedimento é feito normalmente por tratores, que passam repetidas vezes pela forragem atinja uma taxa de compactação adequada. Atenção com a limpeza dos pneus do veículo, para não contaminar a massa. É recomendável que silagem seja fechada no mesmo dia de abertura.
De acordo com Bruna Demétrio, coordenadora de negócios da linha de Feed Safety da Trouw Nutrition, as condições ácidas tornam o ambiente adequado para a proliferação do mofo, principalmente pela ação dos fungos do gênero Penicillium e Fusarium.
Outra dica é reservar um espaço perto dos silos para o plantio dos cultivares escolhidos, para evitar gastos com transportes e até mesmo perda de produto durante o caminho do armazenamento. Com as plantas já em época de colheita, começa especificamente o passo a passo da silagem, como veremos a seguir.
Já na silagem de superfície, toda a composição deve ser coberta com a lona, por isso é preciso prestar atenção à total vedação da área, para que não entre oxigênio. É a opção mais barata e de produção mais rápida.
O mercado oferece grãos próprios para a produção de silagem, sendo os mais macios que favorecem a digestão do rebanho. Entretanto, a escolha de como plantar, fica a critério do produtor, em detrimento do tempo e do espaço disponível. No caso do solo, as exigências são mínimas: terra fértil, adubação adequada, correção se necessário.
A escolha das sementes é fundamental. O mercado oferece grãos próprios para a produção de silagem, sendo os mais macios que favorecem a digestão do rebanho. Entretanto, a escolha de como plantar, fica a critério do produtor, em detrimento do tempo e do espaço disponível.
Como tirar o cheiro de barão da carne de porco?
Pode tomar os 2 comprimidos do Diad de uma vez?
O que fazer para trabalhar na Netflix?
O que dar de presente a um homem casado?
Como Descompartilhar pasta de trabalho no Excel?
Qual é a hora de tirar o cacho de banana?
Como ser revendedor autorizado?
Como faço para tirar o eco do som do meu PC?
Como não mostrar mensagem do WhatsApp na tela?
O que saber antes de fazer citologia?
Como tirar o corretor de texto do WhatsApp?
Qual clima para plantar caqui?
Como ser um cidadão Habbo 2021?
Quanto tempo leva para um pé de maçã?
Como dosar cloro na água potável?