Citologia ou Colpocitologia Oncótica, como também é chamado, o exame é simples e eficiente. É feita a coleta de material do colo do útero com uma “colher de raspagem”, o que é rápido e indolor, pode causar certo incomodo, porém é pouco.
O exame de citologia é a análise de líquidos e secreções do corpo, através do estudo das células que compõem a amostra no microscópio, podendo detectar a presença de sinais de inflamação, infecção, sangramentos ou de câncer.
Apesar do exame de citologia poder avaliar vários tipos de alterações, ele recebe o nome de citologia oncótica quando pesquisa especificamente a presença de células cancerígenas.
Alguns dos principais tipos de citologia são os realizados na punção aspirativa de nódulos da tireoide ou da mama, como também no exame de papanicolau ou no aspirado de secreções respiratórias, por exemplo.
A coleta pode ser interrompida aos 65 anos, se houver exames anteriores repetidamente normais. Qual o intervalo ideal entre as coletas? O intervalo entre as coletas de citologia varia entre um e três anos baseado na presença de fatores de risco, tais como:
Quanto é o auxílio emergencial para mãe solteira?
Como fazer extrato de baunilha com álcool de cereais?
Como funciona o novo botão do iPhone 7?
Qual é a função do músculo bíceps?
Como usar concha para formar bico?
Para que serve o remédio ENRO FLEC?
Como funciona um compressor de ar comprimido?
Como usar o FGTS para reforma de imóvel?
O que quer dizer a palavra Esgualepado?
Como usar Florent 200 mg em pó?
Como saber o número do contribuinte pelo endereço?