A SPT é realizada através de ensaios de campo realizados com a cravação dinâmica de um amostrador padrão no solo pelo impacto de um martelo de ferro. Com a spt é possível descobrir a resistência do solo, medida pelo índice de resistência a penetração do solo determinado pela soma dos golpes dados pelo martelo de ferro.
Apesar de não ser um procedimento obrigatório, é indispensável na engenharia civil, sendo necessária para conceber de maneira correta o projeto de fundação de uma obra de forma a evitar o superdimensionamento, economizando no material e no financeiro, além de reduzir riscos de acidentes na obra e evitar custos maiores ...
O ensaio SPT é realizado pela cravação do amostrador padrão tipo raymond em 45cm do terreno, com golpes sucessivos de um martelo de 65 kgf em queda livre, de uma altura de 75cm, sobre a cabeça de cravação conectada às hastes de sondagem e ao amostrador.
A Sondagem de Solo é o processo utilizado para inspeção e aquisição de informações sobre o solo de um terreno. ... Através da sondagem de solo será possível determinar o perfil do solo, nível do lençol freático, resistência, entre outras informações.
POR QUE FAZER A SONDAGEM? Quando não se conhece o que há no subsolo, é grande a chance de super ou subdimensionar a fundação ou a estrutura. Para evitar acidentes e também economizar no total gasto com a construção, é fundamental conhecer a resistência do solo.
Com a sondagem do solo, é possível conhecer as características do terreno, como a espessura das camadas que o compõe, sua resistência e a provável localização do lençol freático, caso exista. “A análise pode ser comparada com uma radiografia médica”, diz o engenheiro.
O ensaio é executado enterrando um amostrador padrão no terreno, através do uso de martelo. Para cada metro de profundidade que o equipamento atinge, é informada qual a resistência da camada de subsolo.
O SPT é o ensaio mais utilizado na prática de Engenharia de Fundações. Para cravar o barrilete, é usado o impacto de uma massa metálica de 65 Kg, denominada martelo, caindo em queda livre de 75 cm de altura sobre um ressalto situado na parte superior do hasteamento a ele conectado.
Recheado de recursos, como stickers para animar conversas, a possibilidade de editar comentários e até ter bate-papos secretos, o Telegram também traz um recurso interessanto para quem quer ficar online sem ser incomodado. No aplicativo, o usuário pode ocultar seu status "‘visto por último".
Um tique: a mensagem foi enviada e está na nuvem do Telegram. Se o destinatário tiver ativado o recebimento de notificações, ele terá recebido o alerta push, mas ainda não abriu a mensagem. Dois tiques: o destinatário abriu a conversa entre vocês no Telegram e leu a mensagem. E o sinal de entregue ao destinatário?
A mensagem “foi lida” (seu amigo abriu o Telegram e abriu a conversa). Ao contrário do WhatsApp, o Telegram não tem um status de “mensagem entregue ao dispositivo” porque o mensageiro pode ser usado em quantos dispositivos você quiser e ao mesmo tempo. Não há saber qual dispositivo seu contato vai usar para ler o chat.
Com o suporte à nuvem do Telegram e as opções de gerenciamento de cache, o Telegram pode ocupar quase zero de espaço no seu telefone. Aqueles que procuram privacidade adicional podem verificar nossas configurações avançadas e a revolucionária política de privacidade.
Como japoneses evitaram se tornar uma colônia estrangeira?
Como os incas preservam suas tradições e história uma vez que eles não conheciam a escrita?
Qual é a importância dos bandeirantes para a expansão do território brasileiro?
Como plantar o aspargo pendente?
Como plantar a palmeira jerivá?
Como plantar LEEA rubra em vaso?
Como plantar alface na água em garrafa PET?
Como cuidar de coentro no inverno?
Como desativar ausência temporária no Teams?
Como fazer para não dar desconto?
Como resolver juros abusivos do cartão de crédito?
Como saber se vou pagar despacho postal?