Está localizado no centro-leste da região Nordeste e tem como limites os estados da Paraíba (N), do Ceará (NO), de Alagoas (SE), da Bahia (S) e do Piauí (O), além de ser banhado pelo oceano Atlântico (L)....Pernambuco.
Estado de Pernambuco | |
---|---|
Bandeira Brasão | |
Gentílico: Pernambucano (a) | |
Localização | |
- Região | Nordeste |
O sentimento de ser pernambucano nasceu 72 anos antes do sentimento de ser brasileiro: há dois séculos, no dia 6 de março de 1817, surgia uma nação chamada Pernambuco. A República que buscava independência da Coroa Portuguesa durou apenas 75 dias, mas deixou um legado inestimável, que nos inspira até hoje.
A cultura de Pernambuco é uma das culturas mais ativas, ricas e diversificadas do Brasil. Sua base é luso-brasileira, com influências africana, indígena, judaica e holandesa. Trata-se de uma cultura bastante particular e típica, mas extremamente variada, constituindo um dos pilares da cultura brasileira.
Pernambuco é uma das 27 unidades federativas do Brasil, e é dividido em 185 municípios.
região Nordeste do Brasil
Pernambuco é um estado da região Nordeste do Brasil. É dividido em três grandes regiões: Zona da Mata, Agreste e Sertão.
A versão mais comum sobre Pernambuco diz que, por trás desse nome, está a mesma raiz em tupi (pa'ra) que Pará, Paraná e a Paraíba. No caso de Pernambuco, o termo na língua indígena seria paranãpuka, algo como “buraco no mar” ou “furo que o mar faz”.
1537
O território onde hoje se encontra o Estado de Pernambuco foi primeiro denominado Capitania Luzitânia. A área foi doada pela Coroa portuguesa a Duarte Coelho, em 1535. Coelho se estabeleceu em Olinda, que foi a primeira capital do estado. Em 1537, foram fundadas as ilhas de Igarassu e a própria Olinda.
Dentre eles, os mais difundidos na cidade são o frevo, maracatu e o forró. O frevo é uma dança com origem no estado de Pernambuco que misturando marcha, maxixe e elementos da capoeira.
São inúmeros estilos de dança (e o Brasil é rico nessa diversidade), mas quando se fala em aula de dança popular em Pernambuco, os que mais vamos encontrar: frevo, maracatu, caboclinho, coco de roda, ciranda, cavalo marinho e xaxado, além de dança africana, que tem forte influência nos ritmos brasileiros.
Sua população é de 9.345.173 habitantes (est. 2015), distribuída entre os 185 municípios do território pernambucano. A maioria está concentrada na porção leste do estado, especialmente na Zona da Mata e na Região Metropolitana (RM) de Recife.
O estado de Pernambuco conviveu ao longo de sua história com variadas levas de imigração branca principalmente portugueses, holandeses e alemães. A presença destes imigrantes, por vezes subestimada, construiu a história do Estado junto com os escravos negros africanos e os nativos ameríndios.
Nos últimos anos, a taxa de crescimento de Pernambuco tem caído em ritmo acelerado, ainda que já esteja em maior sintonia com a média nacional. Em 2001, o índice era de 1,14, enquanto que no Brasil era de 1,40. Em 2015, a taxa de crescimento da população pernambucana caiu para 0,73, já a média nacional diminuiu para 0,83.
Sobre Recife. Recife é um município e capital do estado de Pernambuco, no Brasil. Com uma área de aproximadamente 217km², está localizado às margens do oceano Atlântico, e possui uma população de 1.546.516 pessoas. É sede da Região Metropolitana do Recife, a maior aglomeração urbana do Norte-Nordeste e quinta maior do Brasil, ...
Como saber a regência nominal?
Como fala galinha em Tupi Guarani?
Porque a ansiedade tem aumentado?
Como atualizar TV Philips antiga?
Quando Pode-se requerer a exibição de documento ou coisa?
Quem julga recurso especial no STJ?
Como tirar uma mancha do cimento queimado?
O que é delegação de serviço público?
O que é isopor de alta densidade?
Como saber se eu tenho direito Auxílio-emergencial 2022?
O que é texto dissertativo argumentativo exemplo?
Quais são as palavras Denotativas?
Quem pode contribuir com 5% para o INSS?
Como podemos controlar a temperatura?
Qual exame de sangue para detectar artrite reumatóide?
Quanto tempo demora o efeito do colírio?
Como o corpo é visto nos dias de hoje?