Os pronomes pessoais do caso reto (eu, tu, ele, ela, nós, vós, eles, elas) são, em geral, identificados como subjetivos, ou seja, desempenham o papel de sujeito. Todavia, há casos em que podem exercer as funções de predicativo do sujeito e vocativo (tu e vós).
Há seis tipos de pronomes: pessoais, possessivos, demonstrativos, indefinidos, relativos e interrogativos. Os pronomes também podem ser classificados em substantivos e adjetivos.
Além dessa classificação principal, os pronomes também podem ser classificados em adjetivos e substantivos. ♦ Pronomes pessoais: subdividem-se em pronomes pessoais do caso reto, pronomes pessoais oblíquos e pronomes pessoais de tratamento;
Eles se classificam em razão dessas funções. Aquele que substitui o nome é chamado de pronome substantivo, e o que o determina (acompanha) é o pronome adjetivo. Além disso, são subclassificados em pessoais do caso reto, pessoais oblíquos tônicos e átonos, de tratamento, relativos, possessivos, demonstrativos, indefinidos e interrogativos.
Desta forma, em língua portuguesa, os pronomes podem ser substantivos, adjetivos e advérbios. Essas palavras assumem um significado lexical genérico, para aludir algo dado pela situação, ou pelas palavras do contexto em que estão inseridos. Por exemplo: pessoas, lugares, tempo, modalidades, dentre outros.
Por exemplo: pessoas, lugares, tempo, modalidades, dentre outros. De acordo com os exemplos descritos, os pronomes servem para: a) Representar um substantivo:
Quem matou Mirella em Pega-pega?
O que acontece se ficar muito anos com aparelho?
Para que serve o telefone 190?
Quais os sintomas de falta de sangue no cérebro?
O que dar de presente de 2 anos de casamento?
Como é feita a panela de pressão?
Qual a função da tecla Ctrl T?
Qual é a relação entre reflexo e comportamento?
É bom dormir com 2 travesseiro?
Porque tem pessoas que não conseguem arrumar namorada?
Como funciona a bioplastia no nariz?
Como tomar 8 comprimidos de metronidazol?
Qual a língua que se fala em Paris?
Quais os sistemas de colheita?