Eletrocução é a morte provocada pela exposição do corpo à uma dose letal de energia elétrica. Os raios e os fios de alta tensão (voltagem superior a 600 volts), costumam provocar esse tipo de acidente.
“Quando a pessoa carregada encosta em outra que está neutra, ele descarrega a carga na pessoa neutra. O choque ocorre porque ela está distribuindo elétrons para o corpo neutro”, explica o professor do Instituto de Física da USP.
A gravidade das consequências varia de acordo com o fluxo de corrente elétrica. Então, quanto menor a voltagem da corrente e mais rápido a pessoa for socorrida, mais brandas podem ser as sequelas. Algumas delas são náuseas, queimaduras, tonturas, alteração do batimento cardíaco, formigamento e ardência.
A gravidade das consequências varia de acordo com o fluxo de corrente elétrica. Então, quanto menor a voltagem da corrente e mais rápido a pessoa for socorrida, mais brandas podem ser as sequelas. Algumas delas são náuseas, queimaduras, tonturas, alteração do batimento cardíaco, formigamento e ardência.
Quando uma pessoa sofre um choque elétrico as consequências podem ser: queimaduras, Contrações Musculares e do Sistema Nervoso e, dependendo da intensidade do choque, poderão ser afetados órgãos vitais como Coração e Pulmão, que podem levar a pessoa à morte.
O choque elétrico é a sensação sentida por uma pessoa quando tem o seu corpo sujeitado à passagem de uma corrente elétrica, seja ela alternada ou contínua. Ele se manifesta por três formas distintas; Eletricidade Dinâmica (tensão elétrica na forma de onda eletromagnética alternada ou contínua)
Por isso o choque elétrico é o dano físico mais perigoso dentre frio, calor ou ruído. Porém nem todo choque elétrico vai causar o mesmo dano no corpo humano, afinal temos várias fontes de energia, várias formas de se levar uma descarga elétrica, sendo assim o grau de perigo e dano causado no corpo humano vai depender dos seguintes fatores:
As características da corrente elétrica que influencia o choque elétrico são: Tipo de corrente: Continua ou alternada, sendo dentre estas a alternada mais perigosa. Intensidade da corrente que está circulando o corpo no momento do choque: Quanto maior a corrente maior a lesão.
O choque elétrico é a reação do organismo à passagem da corrente elétrica, o pior choque é aquele que se origina quando uma corrente elétrica, pelo contato direto, entra por uma mão e sai pela outra mão, nesse caso, atravessando o tórax, ela tem grande chance de afetar o coração e a respiração.
Qual produto usar para tirar tinta de madeira?
Quais são os recolhimentos previdenciários e fiscais?
Porque não devemos retirar a parte embolorada e comer o restante do alimento?
O que é migração externa ou internacional?
O que fazer depois do almoço para não engordar?
Como não gastar energia com ar condicionado?
Qual melhor hormônio para emagrecer?
O que mais cai em Matemática na EsPCEx?
Como saber o limite do cartão C6?
Como calcular o metro quadrado de um telhado?
O que é classificação para Piaget?
Quais as maneiras de se avaliar os riscos biológicos?