Na atualidade, o preconceito contra os (as) idosos (as) acontece de uma forma bastante latente. Um dos exemplos está na forma pejorativa com que o termo velho (a) é utilizado. Maus tratos por parte de familiares também é comum para quem chega à terceira idade.
A discriminação contra os idosos – ageismo – é sustentada principalmente pela manutenção de estereótipos (negativos e positivos) quanto à idade avançada. Estudos no campo da psicologia revelam que os estereótipos são fontes de influência para a percepção que as pessoas têm de si próprias.
Ageísmo: preconceito contra idosos Esse conceito reúne toda e qualquer atitude que denote discriminação ligada à idade. No Brasil, ainda não há uma denominação formal para designar estereótipo e discriminação com base em idade, o que permite o uso de termos como ageísmo e idadismo.
A principal queixa dos mais velhos é falta de respeito: para 12% houve falta de respeito em geral, com apelidos, deboche e xingamentos. Além da falta de respeito, os velhos tendem a ser vistos como menos relevantes pelos mais novos, e até como uma ameaça, diz o embaixador Marcos Castrioto de Azambuja, 82.
Ageísmo
Ageísmo é um tipo de discriminação que envolve preconceito contra as pessoas com base na idade. Semelhante ao racismo e ao sexismo, o preconceito etário envolve a manutenção de estereótipos negativos sobre pessoas de diferentes idades. O termo ageísmo foi usado pela primeira vez pelo gerontologista Robert N.
O preconceito contra os idosos, chamado de “etarismo”, ainda é um mal muito latente nos dias de hoje. Advindo de estereótipos que fazem parte da construção da sociedade, os preconceitos referem-se à saúde, a capacidade e empenho, idade, fragilidade entre outros.
Os especialistas na questão apontam que ainda existe a necessidade de que seja reconhecida a sexualidade e os desejos dos idosos, pois toda pessoa carrega inerente a si tais desejos enquanto está viva. Há ainda que se reconhecer que pessoas que chegaram a terceira idade já contribuíram financeiramente durante toda a sua vida.
Apesar de qualquer faixa etária estar suscetível a esse tipo de preconceito, é mais comum que isso ocorra contra a população idosa. Mesmo que a intolerância etária não seja tão explícita, ela acontece em qualquer momento e de todas as formas.
Atualmente, já existe uma grande quantidade de idosos na população brasileira o que torna necessário que se desenvolvam cada vez mais políticas inclusivas para reduzir o preconceito que está cada vez maior em relação a essa faixa etária. Parece que as pessoas não se dão conta que um dia elas também podem se tornar idosas.
Como referenciar monografia ABNT 2019?
Como ocorre a transferência de calor entre suco e gelo?
Como inverter uma letra no celular?
Quem tem problema no menisco pode fazer caminhada?
Como tirar mancha de tela LCD?
Qual a importância do processo de respiração celular?
Como saber se a pessoa está curada de sarna?
O que é uma transformação cultural?
Quando a pele do cachorro está descamando?
Como fazer referência de imagem no slide?
Quais mecanismos a pele apresenta para regular a temperatura corporal?
O que fazer para aliviar contusão?
Como fazer referência de empresa?
Como Skinner explica o perceber?
Como acabar com cristais na urina do gato?
O que é transcrição e tradução do DNA?