Esse tipo de vento ocorre por meio da disparidade de temperatura referente ao aquecimento e resfriamento, entre a massa continental e o oceano índico, além da influência do relevo. No decorrer do inverno e verão ocorre uma troca na ordem das zonas de alta e baixa pressão.
O vento é a deslocação de gases atmosféricos em grande escala causada por diferenças na pressão atmosférica. Quando uma região da Terra aquece, a pressão atmosférica nessa região diminui e o ar eleva-se.
Clima monçônico ou clima tropical de monções é o fenômeno climatológico ocasionado pela diferença de temperatura e pressão do ar das regiões continentais e do oceano. Embora ocorra em outras partes do globo, é no sul e sudeste asiático que este clima tem suas características mais significativamente manifestadas.
As monções são um fenômeno climático que provoca fortes chuvas e longas secas durante diferentes períodos do ano. ... Durante o inverno, a massas de ar passam a se deslocar rumo ao oceano, tornando o clima extremamente seco na região.
As monções aliviam uma seca extrema dessa região, aonde altas temperaturas (cerca de 48°C Nos dias mais quentes) chegam a matar. Durante essa época, as enchentes são comuns em cidades indianas. O movimento de água é tão grande que chegou a influenciar – e muito – na movimentação da placa tectônica indiada.
Resposta: As monções demarcam um tipo de variação climática que ocorre na porção sul e sudeste da Ásia, que por isso também é chamada de Ásia das Monções. Trata-se de um fenômeno atmosférico que propicia a ocorrência de intensas chuvas em um período do ano e secas rigorosas em outro.
Clima monçônico de estações secas bem pronunciadas e estações altamente chuvosas. Esta variação apresenta estações secas bem marcadas, similares em duração e em características às estações secas observadas em climas de savana tropical. No entanto, a estação seca é seguida por um período de chuvas intensas.
O Clima Mediterrâneo ocorre nas zonas de médias latitudes no Hemisfério Norte, que ficam entre o Trópico de Câncer e o Círculo Polar Ártico.
A rotação do planeta faz com que, na Linha do Equador, os ventos soprem na horizontal, em linha reta. Entretanto, nos hemisférios Norte e Sul, essa movimentação ocorre de maneira diferente. No Hemisfério Norte, geralmente os ventos são forçados a soprar à direita, ocorrendo o oposto no Hemisfério Sul, isto é, à esquerda.
Os ventos são de fundamental importância na dinâmica terrestre, visto que eles são modeladores do relevo, transportam umidade dos oceanos para as porções continentais, amenizam o calor das zonas de baixa pressão atmosférica, entre outros fatores.
A classificação dos tipos de ventos existentes no planeta varia de acordo com a intensidade, direção, temperatura, umidade, além de fatores locais. Vejamos os principais tipos de ventos que ocorrem no mundo. Brisas: ventos constantes que sopram do mar para o continente (dia) e no sentido contrário durante a noite.
Além disso, a movimentação dos ventos transporta umidade para diferentes áreas do planeta, produzindo chuva. Entretanto, ventos muito fortes podem causar danos a plantas e árvores, que se desenvolvem com dificuldades em áreas de ventania excessiva.
Quais são os principais representantes do Reino Protista?
Quando o contrato de aluguel passa a ser indeterminado?
Como divorciar de uma pessoa que sumiu?
Qual a diferença de compra e compra stop?
Como divorciar sem a presença do cônjuge?
Quanto ganha um consultor digital Natura?
Como se escreve 01-15 em inglês?
Qual a função do Caderno Inteligente?
Como funciona a audiência no Juizado Especial Cível?
Como funciona o cartão de crédito Trigg?
Quais os direitos do trabalhador com contrato por tempo determinado?
Como comprar na Shopee com segurança?
O que são ameaças de uma empresa?
Qual a melhor forma de conservar pão de forma?
Como guardar o silicone após o uso?
O que fazer para manter os cachos?