Abóbora – Também conhecida como “jerimum” no nordeste, a abóbora, quando acompanhada da carne seca, dá origem ao delicioso “jabá com jerimum”.
Abóbora é chamada de 'jerimum' em algumas partes do Nordeste Apesar de a maior parte do Brasil usar a denominação abóbora, existem algumas parte do Nordeste que se referem a esse mesmo alimento como jerimum.
Ela está presente em todas as regiões do país, sendo que no sul do Brasil é chamada pelo nome de mandioca, enquanto no Sudeste é mais conhecida como aipim. Já no Nordeste, ela é famosa pelo nome de macaxeira. É um alimento comum dos Andes, mas que ficou muito conhecido no Brasil.
Em Minas e no Rio é conhecida por "Batata Baroa", em São Paulo como "Mandioquinha" e no Paraná é chamada de "Batata Salsa".
Batata, batata-inglesa, batatinha, pataca, escorva, papa, ou semilha (Solanum tuberosum) é uma planta perene da família das solanáceas.
Abóbora ou jerimum No Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, usa-se abóbora. A região Norte prefere jerimum.
No Rio Grande do Sul, as tangerinas também são chamadas de bergamota. São quatro as variações de tangerinas (ou bergamota para os gaúchos): ponkan, montenegrina ou mimosa, mexerica e murcote ou morgote. A mais comum das tangerinas é a ponkan.
"Bergamota" ou "vergamota" são as denominações dadas à tangerina na Região Sul do Brasil, principalmente no Rio Grande do Sul. "Mexerica" é um termo mais comum nas regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, especialmente em Goiás, Minas Gerais, São Paulo e norte do Paraná.
A mandioquinha ou batata-baroa (Arracacia xanthorrhiza), também chamada batata-fiúza , batata-salsa, mandioquinha-salsa (Interior de São Paulo), cenourinha-amarela ou cenourinha-branca, é um caule subterrâneo comestível muito usado na culinária brasileira.
Existem muitas espécies de abóboras devido à polinização cruzada. Elas podem variar em relação às cores, formas, texturas, polpa e, com isso, ao valor nutricional. Linda, moranga, brasileirinha, tortei, japonesa (cabutiá), paulista, de Butternut, e de pescoço são algumas dessas espécies.
A abóbora chegou ao Brasil (Nordeste) pela mão dos portugueses e recebeu o nome de jerimum aqui, pela influência indígena. No Sul o feijão-miúdo é mais utilizado como forragem e recuperador de solos, segundo a Embrapa.
Apesar de a maior parte do Brasil usar a denominação abóbora, existem algumas parte do Nordeste que se referem a esse mesmo alimento como jerimum. Fonte de fibras, antioxidantes, vitaminas do complexo B e C, a abóbora é um tipo de fruto que pode ser usado no preparo de purês, sopas, saladas, escondidinhos, tortas e refogados.
Nativa da América do Sul, ela é cultivada em todo o mundo por ser muito nutritiva e saborosa. No século XVI, espanhóis e portugueses incluíram as abóboras em suas bagagens, espalhando-as para o restante do mundo. Estudiosos acreditam que já se cultivava abóbora no Peru há 10 mil anos.
Qual a tabela do Uno 4 portas?
Qual o valor do seguro-desemprego 2021?
Quanto uma pessoa precisa para viver bem?
Quanto custa uma cobra branca?
Quantas sessões de radioterapia para câncer de útero?
O que é uma mistura Tetrafasica?
O que é administração por objetivos?
Quanto tempo leva o utero voltar ao normal?
Com quanto tempo de gravidez posso fazer ultrassom?
Por quantos estados é formado o brasil?