5 ações de enfermagem na prevenção de infecções hospitalares
O PAPEL DOS PROFISSIONAIS DA ENFERMAGEM Padoveze (2012) defende que a enfermagem torna-se responsável pela maior parte do convívio com o paciente, porém a responsabilidade de cuidados com ele na prevenção de infecções é igual à de qualquer outro profissional.
Diversas são as condutas que devem ser consideradas na prevenção das infecções hospitalares, tais como: a higiene frequente das mãos (HM), o controle rigoroso na administração de antibióticos e limpeza e a desinfecção de superfícies (BRASIL, 2012a; TONINI, 2013).
O estudo sobre o papel do enfermeiro na CCIH é de extrema importância, pois é ele o responsável pelo atendimento de maior contato com o paciente na unidade de saúde. Isso o torna responsável pela utilização de técnicas e rotinas que tanto previnem como minimizam o potencial de infecção dentro das unidades.
Precauções e prevenção de infecção
Prevenção de infecção hospitalar: 6 medidas importantes para...
Conheça os 5 erros que todo enfermeiro precisa evitar!
De uma forma geral o papel do Enfermeiro nessa Comissão é o de orientar os profissionais de Saúde no que diz respeito a prevenção de infecções e contribuir com medidas específicas para que não ocorra disseminação de microorganismos dentro do ambiente hospitalar.
Identifica casos de infecção hospitalar, implementa e avalia programas de controle. Elabora normas de padronização e capacita colaboradores da instituição para prevenção. Monitora o uso de antimicrobianos, germicidas e materiais médico-hospitalares.
Pretende-se através deste estudo, conceituar as doenças ocupacionais com ênfase a LER e DORT, apresentar a prevenção de doenças ocupacionais bem como o papel do enfermeiro na prevenção destas doenças. O estudo possui caráter eminentemente bibliográfico, com base em fontes primárias e secundárias.
As atribuições e responsabilidades de cada um são diferentes, de acordo com a Lei do Exercício Profissional nº 7498 de , regulamentada pelo Decreto Lei nº 94406. Para que a assistência de enfermagem ao paciente portador do HIV e da AIDS seja resolutiva e solidária, faz-se necessário a capacitação dos profissionais.
Diante do quadro comentado, Daltoé (2008) compreende que o enfermeiro é o profissional mais solicitado e capacitado para atuação no controle de infecção hospitalar por meio de práticas de adequação do ambiente, vestimentas, consultórios, enfermarias e demais ambientes e dependências que possam ser fatores de risco.
Priscilla Itatianny de Oliveira Silva2 RESUMO Esta pesquisa teve como tema o papel da enfermagem na prevenção e controle da infecção hospitalar. Por meio de revisão bibliográfica, buscou-se verificar qual papel o enfermeiro deve desempenhar.
Como são classificados os livros da Bíblia?
Como os lipídios são absorvidos?
Como o inseticida que inibe a atuação da acetilcolina pode matar um inseto?
Como os judeus cristãos e muçulmanos contam o tempo?
Como os jovens se relacionam com a sociedade do consumo e a produção de cultura?
Como os coelhos constroem suas moradias?
Como o historiador analisa as fontes históricas e interpreta os acontecimentos?
O que o Ministério Público trata?
Como os leões cuidam de seus filhotes?
Como cientistas concluíram que o ser humano surgiu na África?
O que é um projeto de arborização urbana?
Como os insetos se reproduzem e como é o desenvolvimento?