O historiador analisa as fontes históricas buscando atestar a sua validade e associando-a com outras fontes históricas, reconstruindo uma narrativa que explica determinamos fenômenos históricos.
A história, portanto, trabalha com o passado, com aquilo que os seres humanos produziram no passado. Assim, o pesquisador, reconstrói a história, mas faz isso no seu presente, pois ele é um estudioso que está em uma sociedade diferente daquela que ele volta seus olhos para pesquisar e apreender suas especificidades.
O historiador investiga e interpreta criticamente os acontecimentos, buscando resgatar a memória da humanidade e ampliar a compreensão da condição humana. Seu trabalho se baseia, principalmente, na pesquisa de documentos, como manuscritos, impressos, gravações, filmes, objetos e fotos.
De modo geral as fontes não foram escritas para posteriormente serem utilizadas para o estudo da História: Os primeiros documentos escritos surgiram não com a finalidade de, posteriormente, se fazer com eles a história, mas com objetivos jurídicos, funcionais e administrativos – documentos que o tempo tornaria históricos.
Nos últimos anos, cresceu a procura por historiadores em empresas privadas, órgãos públicos e entidades de apoio à cultura, para atuar principalmente nas áreas de preservação do patrimônio e resgate histórico.
Como se escreve a palavra aumentar?
Quais os passos que devemos seguir para acender o bico de Bunsen com segurança?
Como lidar com pacientes com câncer?
Estou a uma semana ou estou há uma semana?
O que são aparelhos eletrônicos exemplos?
O que significa favorecer a auto-expressão?
Como podemos comprovar que os dinossauros existiram no nosso planeta?
Como começar a escrever uma auto-avaliação?
Como podem ser classificadas as indústrias modernas?
O que é considerado uma pessoa ativa?
Qual o significado de auto perdão?
Como se escreve a palavra acórdão?
O que significa auto regeneração?