O historiador analisa as fontes históricas buscando atestar a sua validade e associando-a com outras fontes históricas, reconstruindo uma narrativa que explica determinamos fenômenos históricos.
A história, portanto, trabalha com o passado, com aquilo que os seres humanos produziram no passado. Assim, o pesquisador, reconstrói a história, mas faz isso no seu presente, pois ele é um estudioso que está em uma sociedade diferente daquela que ele volta seus olhos para pesquisar e apreender suas especificidades.
O historiador investiga e interpreta criticamente os acontecimentos, buscando resgatar a memória da humanidade e ampliar a compreensão da condição humana. Seu trabalho se baseia, principalmente, na pesquisa de documentos, como manuscritos, impressos, gravações, filmes, objetos e fotos.
De modo geral as fontes não foram escritas para posteriormente serem utilizadas para o estudo da História: Os primeiros documentos escritos surgiram não com a finalidade de, posteriormente, se fazer com eles a história, mas com objetivos jurídicos, funcionais e administrativos – documentos que o tempo tornaria históricos.
Nos últimos anos, cresceu a procura por historiadores em empresas privadas, órgãos públicos e entidades de apoio à cultura, para atuar principalmente nas áreas de preservação do patrimônio e resgate histórico.
Quando surgiu o conceito de segurança alimentar?
Como que se separa a palavra característica?
Como separa a palavra evidências?
Como fazer um ditado interativo?
Como surgiu o sistema de irrigação?
Como separar sílaba da palavra coador?
Onde está a sílaba tônica da palavra círculo?
Como se separa a sílaba da palavra contaminação?
Quais as etapas para a execução orçamentária?
Como escrever a palavra empreendedor?
Como separar indivíduo em sílabas?
Tinha uma pedra ou havia uma pedra?
Quantas sílabas tem a palavra ideia?
Como iniciar modo texto Ubuntu?
Como podemos reconhecer que uma área corre risco de desmoronamento?