Conceito que explica as mudanças de estrato social no capitalismo. A mobilidade social pressupõe a existência de condições que possibilite aos sujeitos oscilar entre as posições sociais existentes no contexto em que vivem.
A mobilidade social pode ocorrer entre indivíduos de uma mesma geração (intrageracional) ou entre indivíduos de gerações diferentes (intergeracional), pode ser ascendente, ou seja, ser uma mudança positiva de posição na hierarquia, ou ser descendente, produzir perda de posição e status.
De acordo com a Enciclopédia Britannica, mobilidade social pode ser definida como o movimento de indivíduos, famílias ou grupos num sistema social hierárquico, geralmente definido pela estratificação social. Existem dois tipos de mobilidade social: a vertical e a horizontal.
Em sociedades regidas pelos regimes de castas ou estamentos, essa mobilidade é praticamente inexistente, uma vez que a posição social do indivíduos está estabelecida desde o seu nascimento e não pode ser alterada. ... Ou seja, as possibilidades de ocorrer a mobilidade social são menores.
De acordo com o grau de mobilidade social, ela pode ocorrer de duas maneiras: Horizontal: o indivíduo ou grupo social adquire a mobilidade social sem mudar de estrato social. Vertical: o indivíduo ou grupo social adquire mobilidade social, mudando de estrato.
25 curiosidades que você vai gostar
As pesquisas mostram que, mesmo que a desigualdade de renda tenha diminuído, as injustiças sociais não foram reduzidas ao longo do tempo. O fator intergeracional, ou seja, a classe de origem das pessoas continua sendo um elemento que influencia em grande medida a possibilidade de mobilidade social no Brasil.
A mobilidade refere-se aos processos em que os indivíduos conseguem ascender (ou subir) na escala social ou descender (cair). Aspectos como acesso à educação, nível escolar familiar, estabilidade financeira e a ausência de estigmas sociais são determinantes para a mobilidade.
Define-se mobilidade social como o deslocamento de indivíduos entre classes sociais com posições socioeconômicas diferentes. Em sociedades onde existe o regime de estamentos ou castas, a mobilidade de indivíduos entre as diferentes classes sociais é, praticamente, inexistente.
Estratificação social. O termo estratificação origina-se da palavra estrato, que significa camadas. ... Já por mobilidade social compreende-se a possibilidade de um indivíduo ascender ou descender de uma determinada camada social, como por exemplo, um pobre tornar-se rico ou um rico torna-se pobre.
O que é o sistema de feedback?
Como funciona o retrovisor interno eletrocrômico?
Como isolar uma porta de vidro?
Como imprimir duas páginas em uma folha pelo celular HP?
Como investir no Fundo Imobiliário pelo Banco Inter?
Como funciona o sistema respiratório das aves?
Como funciona o planejamento familiar do SUS?
Como ir de Jericoacoara para Barreirinhas?
Qual o melhor shampoo para clarear o cabelo?
O que significa o termo Wi-Fi?
O que é dopamina e para que serve?
Como regular regulador de pressão de gás?
Quanto tempo uma encomenda fica em trânsito?
Como analisar o resultado do WACC?