Como Reduzir o Risco do Câncer de Mama
Os riscos da recidiva do câncer de mama A maioria das recidivas de câncer de mama ocorrem dentro dos 5 primeiros anos após o tratamento oncológico. Passados esses 5 anos, as chances de sobreviver sem recidiva são de 87%.
As modalidades de tratamento do câncer de mama podem ser divididas em:
Alguns fatores de risco de câncer, como genética e meio ambiente, estão fora de seu controle. No entanto, os médicos afirmam que cerca de 70% do risco de câncer ao longo da vida está ao seu alcance para mudar, incluindo sua dieta.
O câncer avançado que não pode ser curado geralmente ainda pode ser tratado. Os sintomas quase sempre podem ser gerenciados. Em qualquer estágio da doença, o objetivo do tratamento deve ser claro.
No entanto, os médicos afirmam que cerca de 70% do risco de câncer ao longo da vida está ao seu alcance para mudar, incluindo sua dieta. Evitar cigarros, limitar o consumo de álcool, atingir um peso saudável e praticar exercícios são ótimos passos para prevenir o câncer.
"Aproximadamente 90% de pacientes que foram diagnosticados com câncer de pulmão fumam ou já fumaram. Esse dado já mostra que a melhor maneira de se prevenir é não fumar ou largar o cigarro o mais rápido possível", afirma o oncologista Artur Katz, do Hospital Sírio Libanês, líder da pesquisa Câncer de Pulmão: a Visão dos Pacientes.