“A presença de sangue nas fezes pode ser um sinal de hemorroidas. O sangramento é bem característico, sendo um vermelho vivo e habitualmente não está misturado às fezes”, explica o coloproctologista Silvio Tarnovschi.
Para verificar a presença de sangue nas fezes, é importante estar atento a alguns sinais que podem indicar problemas no intestino, como:Cor avermelhada da água do vaso sanitário após evacuar;Presença de sangue no papel higiênico;Manchas avermelhadas nas fezes;Fezes muito escuras, pastosas e com mal cheiro.
Quando ocorre dor anal e sangramento, principalmente, durante o ato de evacuar, surgindo fezes com estrias de sangue ou manchando o papel higiênico com sangue, pode indicar presença de hemorroidas.
Fissura é um corte ou ferimento na borda do ânus que causa dor enquanto não for cicatrizado. Já hemorroidas são varizes ou veias dilatadas ao redor do ânus ou do reto, às vezes com prolapso (quando o intestino se projeta para fora do ânus), que causam sangramento e coceira, mas nem sempre dor.
A hemorroida sangrando é sinal de que o tratamento precisa ser iniciado ou de que não está surtindo efeito. Nesses casos, é preciso ir ao seu proctologista para realizar um novo exame de hemorroida, pois a doença pode ter avançado de grau. O papel do paciente é extremamente importante para conter o sangramento.
22 curiosidades que você vai gostar
A dor costuma ser intensa, e durar de cinco a sete dias. Contudo alguns pacientes podem não apresentar dor. Pode ocorrer sangramento devido a uma erosão na ano-derma (pele da borda anal), por onde se exteriorizam os coágulos. Há quadros graves com estrangulamento e necrose dos vasos hemorroidários.
O tratamento para hemorroida interna pode ser feito com o uso de pomadas para hemorroidas, como a Ultraproct ou a Hemovirtus, e remédios analgésicos e anti-inflamatórios, como o Paracetamol ou o Ibuprofeno, aliados a medidas caseiras, como banhos de assento de 15 a 20 minutos com água morna, dieta rica em fibras ou ...
O HPV poderia ser confundido com uma hemorroida do ponto de vista visual, ou seja, ao se examinar a área acometida, nas duas situações poderíamos ver uma ou mais protuberâncias na região. Um exame mais detalhado dessas protuberâncias consegue distinguir o HPV da Hemorroida.
Sintomas de hemorroidaPrurido anal;Dor anal, principalmente enquanto se está sentado;Sangue vermelho vivo no papel higiênico, nas fezes ou no vaso sanitário;Dor ao evacuar;Um ou mais nódulos endurecidos sensíveis próximos ao ânus;Inchaço ao redor do ânus.
Banhos de assento com água morna são benéficos e auxiliam no tratamento da fissura anal. A água morna favorece a circulação sanguínea local promovendo a cicatrização da fissura e a higiene local. A água não deve ser fervendo para evitar queimaduras no local. Como alternativa pode-se utilizar bolsa de água morna.
Quando procurar um médico em caso de sangue nas fezes
Procure o médico imediatamente na ocorrência de qualquer sangramento anal repentino ou persistente acompanhado de ardor ou de outros sintomas. Hemorroidas são a causa mais frequente, todavia existem outras que precisam ser afastadas.
Câncer no intestino
Em alguns casos, a presença de sangue vermelho vivo nas fezes pode ser sinal de câncer no intestino, no entanto esses casos são mais raros e acontecem com outros sintomas como alterações bruscas no trânsito intestinal, sensação de peso na região anal, cansaço excessivo e perda de peso.
Sinais de alerta
As alterações na cor e consistência das fezes não devem ser menosprezadas, sobretudo quando acompanhadas de outros sintomas como a perda de peso ou dores abdominais. O odor também pode indiciar a presença de tumores, sangue ou gordura.
A hemorroida é uma dilatação das veias do canal anal, que provoca sangramento, coceira ou dor na região. O incômodo é causado, principalmente, pela prisão de ventre, força ao evacuar, obesidade e também pode ter origem genética. Em alguns casos, ela é assintomática e se não for cuidada, precisa até de cirurgia.
O diagnóstico é realizado através de coleta de material da região perianal, anal, retal, uretral, colo uterino, orofaringe, etc. Com esse material é realizado exames de captura híbrida ou genotipagem. O diagnóstico pode ser feito através da biópsia das lesões e avaliação pelo patologista.
Como é feito o diagnóstico? O diagnóstico de HPV é clínico, podendo ser analisado visualmente pelo médico responsável. Na mulher, são também realizados exames laboratoriais como Papanicolau, colposcopia e, se necessário, biópsia. No homem, são realizados exames urológicos.
Qual o jeito certo de estancar um sangramento? A maneira mais indicada é limpar a ferida com água corrente e sabão neutro. Depois, utilize uma gaze ou um pano limpo e dobrado e faça uma compressão no local por 5 a 10 minutos. Caso não pare de sangrar, repita a compressão por mais 5 a 10 minutos.
Sangue nas fezes. Pode ser assustador ver sangue no toalete ou no papel higiênico após evacuar. Felizmente, a maioria das causas de sangramento retal não são fatais – as mais comuns são as hemorroidas e as fissuras anais.
Na maioria dos casos, as hemorroidas externas desaparecem em apenas 2 dias com medidas simples como banhos de assento, uso de pomadas, e medidas como evitar ficar muito tempo de pé, e aumento do consumo de fibras e água, para amolecer as fezes.
Quais são os sintomas de inflamação no intestino?náuseas;vômito;febre moderada;fraqueza;cansaço;distensão abdominal;presença de sangue ou muco nas fezes;perda de peso.
Os sintomas mais frequentemente associados ao câncer do intestino são:sangue nas fezes;alteração do hábito intestinal (diarreia e prisão de ventre alternados);dor ou desconforto abdominal;fraqueza e anemia;perda de peso sem causa aparente.alteração na forma das fezes (fezes muito finas e compridas)
Azia, vômitos, sensação de estufamento, dor abdominal, cólicas, diarreia, intestino preso e escape de gases e fezes são alguns dos sinais de alerta de que algo não está funcionando bem no intestino. Presença de sangue e perda de peso também devem ser motivo de atenção.
As causas mais comuns são hemorroidas, divertículos intestinais, fissuras anais, Doença de Crohn, retocolite ulcerativa, pólipos intestinais maiores e câncer de intestino grosso e reto – câncer colorretal.
No caso de câncer, os sangramentos não ocorrem somente estágios avançados da doença, mas também podem ocorrer nas fases iniciais. “Não importa a quantidade de sangue. Havendo sangramento, a pessoa deve procurar assistência médica”, diz o médico.
A presença de sangue nas fezes geralmente é causada por uma lesão situada em qualquer ponto do sistema digestivo, desde a boca até ao ânus. O sangue pode estar presente em quantidades muito pequenas e não ser visível ou ser bem aparente.
Como tirar cera de vela de toalha de mesa?
Como tirar a chave que fica no painel do c3?
Faz mal comer a parte preta do camarão?
Como perguntar se uma pessoa tem DST?
Como tirar certidão de ônus reais gratuita?
O que quer dizer What's his name?
Como desativar Captura de tela?
Como perguntar se ele está afim?
Como vencer em tempos difíceis?
Quantos quilos dá pra perder com dieta líquida?
Como o Spotify conta os ouvintes mensais?
Como fazer download automático no Internet Explorer?
Como identificar uma incoerência no texto?
Como perfumar banheiro com coala?
Como permitir o acesso do WhatsApp aos contatos?