(1986) consideraram o diagnóstico de periodontite agressiva localizada quando da presença de no mínimo 3 mm de perda de inserção clínica afetando os primeiros molares e incisivos e, adicionalmente, mais um ou dois outros dentes.
É considerada generalizada quando a perda de inserção interproximal afeta pelo menos 3 dentes permanentes além dos primeiros molares e incisivos. A perda de inserção acontece em períodos episódicos de destruição pronunciada.
Grau 1: bolsa periodontal estreita e profunda em uma superfície radicular. Grau 2: bolsa periodontal larga e profunda em uma superfície radicular. Grau 3: bolsas periodontais profundas em duas ou mais superfícies radiculares. Grau 1: bolsa periodontal estreita e profunda em uma superfície radicular.
Para os casos de periodontite crônica foi observada maior freqüência para a ocorrência de 3 bactérias enquanto os indivíduos com periodontite agressiva exibiram maior freqüência de ocorrência para 2 espécies bacterianas.
Agressiva. A periodontite agressiva ocorre em pacientes saudáveis e sem comprometimento sistêmico quando os fatores locais (quantidade de placa e/ou tártaro) não condizem com o tamanho da destruição, visto que a progressão é muito rápida. É estudada a possibilidade de um padrão de resposta imune diferenciado.
De acordo com Drisko (2000), para o tratamento de periodontites agressivas é necessário abordagem periodontal cirúrgica associada à utilização de agentes antimicrobianos. Ressalta, também, a importância da terapia periodontal de manutenção periódica.
A periodontite crônica é a forma mais comum do problema. Nela, a destruição dos tecidos de suporte está relacionada com uma quantidade compatível de fatores locais, como tártaro acima ou abaixo da gengiva. Esse tipo tem progressão lenta e possui períodos de exacerbação e remissão.
A periodontite agressiva é uma doença relativamente rara, de progressão rápida e que acomete adolescentes e adultos jovens, na faixa etária dos doze aos trinta anos. Causa rápida perda vertical do osso alveolar de suporte, resultando no aparecimento de bolsas infra-ósseas geralmente profundas.
Há dois tipos da doenças que são consideradas mais comuns: Gengivite — inflamação da margem gengival; Periodontite — inflamação que afeta os ossos e tecidos dos dentes.
Como a periodontite é uma doença inflamatória e infecciosa crônica, pode ser percebida durante a escovação e alimentação em que pode ser observado sangramento nas gengivas.
Diagnóstico de Periodontite. O diagnóstico de periodontite é geralmente feito de forma simples. Ele é baseado na descrição dos sintomas e em um exame da boca do paciente. O dentista examinará a boca em busca da presença de placas bacterianas e tártaro, além de verificar se há sangramento fácil.
Veja mais informação em como tratar a periodontite, para saber tudo sobre como prevenir e tratar a doença.
Para determinar a gravidade da periodontite, o dentista poderá: Usar um instrumento dental para medir a profundidade do bolso do sulco entre a gengiva e os dentes. O especialista inserirá uma sonda de metal ao lado de seu dente debaixo da gengiva, geralmente em vários locais da boca
O que é cirurgia ortognática classe 3?
Quanto custa apadrinhar um animal?
Qual exame de sangue detecta lesão muscular?
Pode congelar o creme de leite fresco?
Quem são os maiores psicopatas do Brasil?
Como deve ser dividido o treino de musculação?
Qual é a importância do marketing na empresa?
Qual prato harmoniza com espumante brut?
Que criança tem cabelo branco?
Por que existem tantas nossas senhoras?
Como saber se o boleto Nubank foi pago?
Quais são os múltiplos de 3 de 1 até 100?
Quem pode requerer a prova pericial?
O que é uma membrana impermeável?
Como desbloquear roaming internacional vivo?
Como ficar com a barriga sarada feminina?