O que diz o artigo 156 do Código Civil?

Pergunta de Letícia Macedo Pinheiro em 30-05-2022
(67 votos)

Código Civil - LEI No 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002. Art. 156. Configura-se o estado de perigo quando alguém, premido da necessidade de salvar-se, ou a pessoa de sua família, de grave dano conhecido pela outra parte, assume obrigação excessivamente onerosa.

O que diferencia o estado de perigo do Instituto da lesão?

O Estado de Perigo pressupõe o conhecimento do dano pela outra parte, partindo do pressuposto que o celebrante conhecia o risco do agente e buscou tirar proveito da situação. Na Lesão, o código é silente, não exigindo, sequer, que a outra parte saiba do estado de necessidade ou da inexperiência do agente.


O que é lesão como defeito do negócio jurídico?

A lesão como novo defeito do negócio jurídico, trazida a lume pelo Código Civil de 2002, gera a anulabilidade da transação, desde que uma pessoa, sob premente necessidade ou por inexperiência, obrigue-se a prestação manifestamente desproporcional ao valor da contraprestação.

O que é lesão para o Direito Civil?

O novo Código Civil, no artigo 157, reintroduz, no ordenamento, a lesão como modalidade de vício do negócio jurídico: "Ocorre a lesão quando uma pessoa, sob premente necessidade, ou por inexperiência, se obriga a prestação manifestamente desproporcional ao valor da prestação oposta.

Quais os requisitos para configuração do estado de perigo?

Para constituir o estado de perigo necessário estar presente os elementos estruturais, quais sejam: a) situação de necessidade; b) iminência de dano atual e grave; c) nexo de causalidade entre a declaração e o perigo de grave dano, ou seja, para caracterizar o estado de perigo, basta que o declarante pense está em ...

Direito Civil - Aula 127 - Art. 156 do CC - Estado de Perigo


38 curiosidades que você vai gostar

O que é estado de perigo e quais são seus requisitos?

Configura-se o estado de perigo quando alguém, premido da necessidade de salvar-se, ou a pessoa de sua família, de grave dano conhecido pela outra parte, assume obrigação excessivamente onerosa. ...

Qual a diferença entre estado de necessidade e estado de perigo?

Caracteriza-se o estado de necessidade ofensivo quando o titular do bem jurídico não é o causador do perigo atual. Já o estado de necessidade defensivo acontece quando o titular do bem jurídico sacrificado é o causador do perigo.

O que diz o artigo 171 do Código Civil?

- Além dos casos expressamente declarados na lei, é anulável o negócio jurídico: I - por incapacidade relativa do agente; II - por vício resultante de erro, dolo, coação, estado de perigo, lesão ou fraude contra credores.

Quais os elementos da lesão?

Para que ocorra a lesão é necessária a ocorrência de dois elementos, um de ordem subjetiva e outro de ordem objetiva. O elemento objetivo consiste na prestação manifestamente proporcional a que a parte se obriga em relação à contraprestação.



Outras questões

Qual a cor que combina com piso?

Quais são as línguas faladas no Brasil?

Como avaliar lesão por pressão?

Quanto vale 100.000 Robux?

Que tipo de infração é ultrapassar pela esquerda?

O que são os jogos esportivos?

Porque a direção do carro fica pesada?

Qual é a história de FNaF 4?

Qual o intervalo intra jornada?

O que é aquisição de empresas Exemplos?

Qual a distância de Caná da Galileia para Nazaré?

Como saber se tenho autoconhecimento?

Como calcular os pontos na bolsa de valores?

Quais são as 20 maiores cidades do Rio Grande do Sul?

Quem matou a mãe de Emiko Queen?

O que é índice terapêutico de uma droga?

O que são regras constitucionais e princípios constitucionais?

Qual o conceito do ativo?

O que dá para fazer com 350 milhões?

Como nomear cadeias fechadas ramificadas?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com