Como desgaste das estátuas poderia ser explicado?

Pergunta de Miguel Santos em 23-09-2022
(85 votos)


Como desgaste das estátuas poderia ser explicado?

Muitos monumentos históricos, como estátuas e patrimônios da humanidade, são feitos pensando-se que eles irão permanecer por séculos. Porém, devido à ocorrência de chuva ácida, esses objetos vão sendo corroídos e destruídos em menor tempo que o previsto.

Como acontece o fenômeno que danificou as estátuas da cidade?

A chuva ácida provoca efeitos químicos nos monumentos históricos porque nela há a presença de dois ácidos inorgânicos considerados fortes, o nítrico e o sulfúrico, representados, respectivamente, pelas fórmulas HNO3 e H2SO4.

Qual o nome do processo que provoca o desgaste das estátuas dos profetas?

O fenômeno que leva ao desgaste das estátuas dos Profetas é a chuva acida. A chuva acida é um processo que ocorre quando outras substâncias se misturam com a água gasosa nas nuvens, diminuindo o seu pH e dando potencial corrosivo para a chuva.



O que a chuva ácida corrói?

A chuva ácida possui pH menor que 5,6 e por essa razão se torna capaz de corroer até mesmo pedras mais resistentes, como o mármore. A imagem abaixo traz uma estátua danificada pela exposição à acidez da chuva. O que provocou os estragos na estátua foi um ácido produzido pela reação da chuva com óxidos contendo enxofre.

O que corrói pedra?

Cuidar com refrigerantes, óleos em geral, vinho, vinagre, limão, ferrugem, produtos com corantes fortes, pois podem manchar sua pedra até de forma irreversível.

Como se dá o fenômeno conhecido por chuva ácida como afeta as estruturas de concreto?

Além desse estrago ambiental, as chuvas ácidas reagem com carbonatos, como o mármore (calcário – carbonato de cálcio – CaCO3) que compõe as estátuas, monumentos históricos e muitos materiais usados na construção civil, que são, com o tempo, degradados.



Qual é o efeito da chuva ácida sobre os monumentos e os seres vivos por que isso acontece?

Ela polui o solo, mata plantas, coroe monumentos e podem contaminar a água. A chuva ácida é formada por gases tóxicos jogados na atmosfera.

Quem foram os profetas e quais são?

Os quatro profetas maiores, assim chamados pela maior quantidade de textos proféticos escritos, correspondem aos evangelistas Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel. Os 12 profetas menores, correspondentes aos apóstolos, são Oséias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

Qual é a ordem dos profetas?

Os primeiros são, por ordem cronológica, Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel; do segundo fazem parte os profetas Oséias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.



Quais são os óxidos que provocam a chuva ácida?

O aumento da acidez na chuva ocorre principalmente quando há um aumento na concentração de óxidos de enxofre e nitrogênio na atmosfera. Estes óxidos e o óxido de carbono são chamados de óxidos ácidos, porque em contato com a água (neste caso água de chuva) formam ácidos.

Como é possível destruir uma estátua?

Além disso, Maria Helena aponta que o próprio ato de se destruir uma estátua, em vez de demolição, pode representar o surgimento de mais um pedaço de história. “ Derrubar qualquer símbolo da escravidão de africanos, indígenas ou de qualquer outro grupo, não é, de forma alguma, destruir a história.

Como devem ser vistas as cenas de destruição de estátuas e monumentos?

De acordo com Paulo Knauss, professor de História da UFF, ex-diretor do Museu Histórico Nacional e do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro, as cenas de destruição de estátuas e monumentos devem ser vistas dentro de uma longa história de movimentos iconoclastas, isto é, movimentos que são contra a veneração de imagens.

Qual o fenômeno da derrubada das estátuas e monumentos históricos?

Para ele, o fenômeno da derrubada das estátuas e dos monumentos históricos é bastante compreensível, afinal de contas, esses lugares de memórias expressam ódio.

Por que ser contra a destruição de imagens e monumentos?

Knauss afirma ainda que mais importante do que ser “contra” ou “a favor” a destruição de imagens e monumentos, é promover uma leitura crítica desses objetos em nossa sociedade. “O passado não se apaga se tiramos os seus objetos da paisagem”.



Outras questões

O que significa 104 Caixa Econômica Federal?

Quando usar o CFOP 6202?

Qual mês de Preto Velho?

O que significa de forma ampla?

Qual o melhor formato de vídeo para Instagram?

Quantos lados tem um polígono regular cujo ângulo interno mede 150?

Como agem as pessoas com depressão?

Qual é o celular mais caro do Brasil?

Quais são os jogos mais jogados de 2020?

O que quer dizer CEO e CFO?

Quais as características da segurança da informação?

Quais são os bens de consumo?

Como unir elementos CAD?

Quais são trapézios?

Quais são os cargos que têm em um supermercado?

Como colocar uma imagem em um arquivo PDF?

Quando surgiu a termodinâmica?

Quantas fraldas O bebê de 1 ano usa por dia?

Quais são as operações unitárias de Lavra?

Pode colocar algodão no ouvido do bebê para dormir?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com