No âmbito da psicologia, afetividade é a capacidade individual de experimentar o conjunto de fenômenos afetivos (tendências, emoções, paixões, sentimentos). A afetividade consiste na força exercida por esses fenômenos no caráter de um indivíduo.
O termo se refere à capacidade do ser humano de ser afetado positiva ou negativamente tanto por sensações internas como externas. A Afetividade é um dos conjuntos funcionais da pessoa e atua, juntamente com a cognição e o ato motor, no processo de desenvolvimento e construção do conhecimento.
Afetividade é a demonstração de um sentimento de querer bem, de ter carinho ou cuidado com outro alguém. Ela também pode ser considerada responsável por criar laços entre as pessoas mesmo quando não há interesses sexuais envolvidos. Está relacionada a uma amizade mais querida.
O desenvolvimento sócio-afetivo está relacionado aos sentimentos e as emoções em virtude de uma série de interesses, solidariedade, cooperação, motivação e respeito, visando desenvolver o indivíduo como pessoa, estimulando a formação de uma personalidade estável e equilibrada, desenvolvendo também o aspecto cognitivo, ...
Ela possui 5 tipos básicos que podem ser compreendidos como vivencias afetivas: Humor, Emoções, Sentimentos, Afetos e Paixões. , vamos juntos conhecer cada uma delas e compreender como elas podem ser ferramentas poderosas para o nosso desenvolvimento.
18 curiosidades que você vai gostar
ALTERAÇÕES DA AFETIVIDADE – Para Paim (1993) as alterações da afetividade são hipertimia, hipotimia, apatia ou indiferença afetiva, sentimento de falta de sentimento, sentimento de insuficiência, sentimentos sem objeto, sentimentos inadequados, qualidades novas dos sentimentos, pânico, sentimentos de presença, ...
Que possui afeição ou características afetuosas. Refere-se aos sentimentos ou às afeições.
Designa a qualidade que abrange todos os fenômenos afetivos. No âmbito da psicologia, afetividade é a capacidade individual de experimentar o conjunto de fenômenos afetivos (tendências, emoções, paixões, sentimentos).
Aqui são entendidos como todos os aspectos de socialização e desenvolvimento de traços de personalidade tais como organização, disciplina, responsabilidade, coragem e solidariedade. A própria criança percebe-se e percebe os seres e as coisas que a cercam, em função de sua pessoa.
Esses aspectos dependem muito da relação que o adulto estabelece com a criança, seja no âmbito escolar ou familiar. O afeto proporciona uma relação baseada na confiança, no respeito, na admiração, e que se eleva a autoestima. É nessa absorção que o aluno reflete o prazer de estar na escola.
Afeto é a disposição de alguém por alguma coisa, seja positiva ou negativa. É a partir do afeto construído que se demonstram emoções ou sentimentos. Pode se ter afeto por algo, uma pessoa, um objeto, uma ideia, ou um lugar. Afeto é também o objeto da afeição, como em "meus afetos são meu cachorro e minha família".
A afetividade tem um papel determinante no processo de aprendizagem do ser humano, porque está presente em todas as áreas da vida, influenciando eminentemente o crescimento cognitivo. A afetividade potencializa o ser humano a revelar os seus sentimentos em relação a outros seres e objetos.
A afetividade é um domínio funcional, cujo desenvolvimento é dependente da ação de dois fatores: o orgânico e o social. Entre esses dois fatores existe uma relação estreita tanto que as condições medíocres de um podem ser superadas pelas condições mais favoráveis do outro.
A afetividade é um dos fatores que favorecem a aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo, fazendo com que o individuo aprenda através dos sentimentos, das emoções e das experiências que são trocadas na interação com o outro.
Os afetos ajudam-nos a avaliar as situações, servem de critério de valoração positiva ou negativa para as situações de nossa vida; eles preparam nossas ações, ou seja, participam ativamente da percepção que temos das situações vividas e do planejamento de nossas reações ao meio.
A afetividade estimula o desenvolvimento do saber e da autonomia, por meio das relações que a criança estabelece com o meio e, por isso, ela deve ser respeitada e amada em seu ambiente escolar, pois em seu processo de aprendizagem ela começa a expressar seus sentimentos e emoções, e dessa forma consegue se desenvolver ...
Socioafetividade é uma expressão criada pelo Direito brasileiro para representar a relação exercida entre duas ou mais pessoas caracterizada pelo forte vínculo afetivo e pelo exercício de funções e lugares definidos de pai, filho ou irmãos.
O que é a habilidade socioafetiva? A habilidade socioafetiva é um sistema de valores que, quando se implementam de forma conjunta, ajudam no desenvolvimento e na formação de seres humanos íntegros, prudentes, justos e nobres.
Os aspectos afetivos objetivam a satisfação da necessidade, ou seja, os fins, enquanto que os aspectos cognitivos determinam o caminho para se chegar à satisfação da necessidade, os meios.
➢Aprendizagem afetiva: é aquela que resulta de sinais internos ao indivíduo e pode ser identificada como experiências tais como prazer e dor, satisfação ou descontentamento, alegria ou ansiedade. ➢ Aprendizagem psicomotora: é aquela que envolve respostas musculares adquiridas mediante treino e prática.
Como fazer os homens falar de sentimentos?Preste-lhe mais atenção, ouça-o mais e mostre verdadeiro respeito pelas características da personalidade dele. ... Não entre no esquema de lhe perguntar constantemente “O que é que tens, fala comigo!” Ele só vai sentir-se mais pressionado.
A teoria propõe que os comportamentos de trabalhos afetivos são explicados pelo humor dos funcionários e emoções, enquanto comportamentos cognitivos são os melhores preditores de satisfação no trabalho.
Disforia: distimia acompanhada de uma tonalidade afetiva mal-humorada, irritativa, agressiva. Puerilidade: aspecto infantil, simplório, regredido, a vida afetiva é é superficial, sem afetos profundos, consistentes. Ansiedade: apreensão negativa em relação ao futuro, inquietação interna desagradável.
Uma pessoa que está emocionalmente desequilibrada apresenta alterações de humor constantes e perdem o controle mesmo diante de situações rotineiras. O desequilíbrio emocional é caracterizado pelas alterações de humor e facilidade em “sair do eixo” diante de acontecimentos negativos e imprevistos.
Segundo autores atuais o humor significa o somatório de vivências afetivas. É um elemento mais duradouro e não se relaciona a um determinado objeto. Já o afeto trata-se de um elemen- to de curta duração, uma vivência momentânea rela- cionada a um objeto (uma representação).
Qual é o sintomas do câncer na cabeça?
Quando é cabível a usucapião Especial Urbana Coletiva?
Como diminuir os sintomas da abstinência?
Quais os requisitos da petição inicial previstos no artigo 319 do CPC?
Quais são os melhores números da sorte?
O que é preposição e quais são elas?
Quais moedas são mais baratas que o real?
O que é o liquido cefalorraquidiano?
Quantos dias dura conjuntivite canina?
Quais são os 6 estados da matéria?
Qual a diferença entre uma placa de rede on board e off board?
Quando Plutão entra em Escorpião?
O que é distribuição de probabilidade e quais as suas aplicações?