Geometria molecular é o estudo de como os átomos estão distribuídos espacialmente em uma molécula. Esta pode assumir várias formas geométricas, dependendo dos átomos que a compõem. As principais classificações são: linear, angular, trigonal plana, piramidal e tetraédrica.
Geometria Piramidal Por exemplo, esse é exatamente o caso da geometria molecular da amônia (NH3). Ela faz 3 ligações N-H e tem um par de elétrons não ligante. Por isso, possui 4 nuvens eletrônicas, e a geometria é piramidal. Os ângulos de ligação entre os H são de 107°.
A técnica mais utilizada para determinar os ângulos de ligação de pequenas moléculas é a espectroscopia (principalmente a rotacional e a vibracional). Quando as moléculas são maiores, utiliza-se a difração de raios X. O cloreto de berílio (BeCl2) é uma molécula com apenas dois átomos ligados ao átomo central.
No caso da molécula NH3, suas ligações interatômicas são polares, visto que, a diferença de eletronegatividade entre os átomos envolvidos nas ligações não é nula, ou seja, ∆χ ≠ 0, e a molécula também é polar, pois apresenta geometria piramidal triangular.
De acordo com cada um dos fatores analisados acima, podemos afirmar que a molécula tetratômica do SOCl2 apresenta geometria piramidal.
Como calcular ângulos de ligação
Para facilitar a determinação da geometria das moléculas de uma substância, o químico inglês Ronald James Gillespie criou, em 1954, algumas regras baseadas na TREPV, que serão descritas abaixo.
Essa geometria molecular ocorre quando há uma molécula pentatômica (cinco átomos) cujo átomo central, que não apresenta nuvem eletrônica não ligante, liga-se diretamente a quatro outros átomos. Na molécula do SiH4, há cinco átomos: um átomo de silício ligado a quatro átomos de hidrogênio.
Faça os exercícios! A geometria molecular baseia-se na forma espacial que as moléculas assumem pelo arranjo dos átomos ligados. Assim, cada molécula apresenta uma forma geométrica característica da natureza das ligações ( iônicas ou covalentes) e dos constituintes (como elétrons de valência e eletronegatividade ).
A água é um exemplo de molécula que possui geometria angular porque o átomo central (oxigênio) tem dois pares de elétrons não ligantes, conforme mostrado a seguir: As moléculas em que o átomo central apresenta dois pares de elétrons desemparelhados e que possuem a geometria angular ficam com o ângulo de 109'28º.
Como neutralizar henna na sobrancelha?
Para que serve o ângulo da bússola?
Como terminar uma correspondência?
Como ocultar uma célula no Excel?
Como o impulso nervoso passa de um para o outro?
Como utilizar a caixa de listagem no Excel?
Como utilizar bandana ciclismo?
Como ocultar linhas vazias no Excel automaticamente?
Como usar a bombinha de tirar leite Lillo?
Pode usar babosa para clarear a virilha?
O que é faixa de opção do Word?
Como usar a base em pó da Make B?
Como ocultar parte de uma planilha no Excel?
Como ocultar a barra de tarefas na segunda tela Windows 10?
Como usar cabine de unha Sun 5?
Como ocorreu o processo de formação de rochas?
O que é bom para tirar massa plástica?