Medo é um estado emocional que surge em resposta a consciência perante uma situação de eventual perigo. A ideia de que algo ou alguma coisa possa ameaçar a segurança ou a vida de alguém, faz com que o cérebro ative, involuntariamente, uma série de compostos químicos que provocam reações que caracterizam o medo.
Alarme, acovardamento, angústia, ansiedade, apavoramento, apreensão, assombro, aversão, cagaço, azar no jogo, covardia, desassossego, desbrio, enlouquecimento, fobia, ódio, raiva, horror, inquietação, inquietude, medo, pânico, paúra, pavor, pusilanimidade, receio, repulsa, sobressalto, susto, temor, terror, tremor, etc ...
Exibindo 188 resultados para a palavra medo dentro do domínio conceitual MEDO
Tem referência no vocábulo metus em latim. Vale observar que no grego o termo utilizado para referir-se ao medo é phobos, de onde provém precisamente a palavra fobia.
O medo é uma sensação em consequência da liberação de hormônios como a adrenalina, que causam imediata aceleração dos batimentos cardíacos. É uma resposta do organismo a uma estimulação aversiva, física ou mental, cuja função é preparar o sujeito para uma possível luta ou fuga.
Significado de Pânico adjetivo Que causa terror e medo; que assusta ou amedronta sem razões aparentes. Que provoca susto, medo e sai do controle da razão. Medo desesperado que causa uma reação descontrolada.
me·do
Masculino | Feminino | |
---|---|---|
Singular | medo | meda |
Plural | medos | medas |
adjetivo Acometido pelo medo; que expressa ou que sente medo; temeroso. Que demonstra timidez ou acanhamento; hesitante. substantivo masculino Indivíduo que tem ou sente medo (algo ou alguém) com facilidade; que de deixa amedrontar facilmente; covarde. Etimologia (origem da palavra medroso).
Existem diferentes tipos e níveis de medo, que pode ir desde uma ligeira ansiedade ou desconforto até o pavor total. As respostas do organismo também se apresentam de diferentes modos de acordo com a intensidade do medo.
A palavra medo provém do termo latim metus. Trata-se de uma perturbação angustiosa perante um risco ou uma ameaça real ou imaginária. O conceito também se ...
O medo é uma sensação em consequência da liberação de hormônios como a adrenalina, que causam imediata aceleração dos batimentos cardíacos. É uma resposta do organismo a uma estimulação aversiva, física ou mental, cuja função é preparar o sujeito para uma possível luta ou fuga.
Uma pessoa sem medo nenhum pode se expor a situações extremamente perigosas, arriscando a própria vida, sem medir as possíveis consequências trágicas de seus atos. Como o organismo reage ao medo?
Qual a forma correta de abordagem em primeiros socorros em caso de engasgo em crianças?
Como funciona o câmbio automático de dupla embreagem?
Por que fazer auditoria interna?
Como funciona o pedágio Via Fácil?
Qual a relação dessas normas com o sistema de gestão integrado?
Como prevenir a surdez no trabalho?
Por que a reunião faz parte do seu trabalho?
Quanto ganha um militar temporário?
Como contestar conta de luz Elektro?
Como é feito o encaminhamento no SUS?
Faz parte dos materiais necessários para a coleta de gasometria arterial?
Quem pode acionar a Corte Interamericana?
Como funciona um sensor de presença para iluminação?
Como fazer a tinta cor de pele?