A epiglotite tem cura e o tratamento consiste no internamento do indivíduo, para receber oxigênio através de um tubo colocado na garganta e para que sua respiração seja controlada através de máquinas próprias.
→ Localização e estrutura da epiglote A epiglote é formada por uma cartilagem que se assemelha a uma aba ou porta. Está localizada na região atrás da boca, mais precisamente na porção inicial da laringe, e prolonga-se em direção à faringe. Está fixada no osso hioide e na cartilagem tireoide.
A insuficiência respiratória é quase certa se a epiglote ficar inchada o suficiente para bloquear completamente a traqueia. Uma pessoa que apresenta sinais de epiglotite precisa ser levada a um pronto-socorro o mais rápido possível.
Causas da epiglotite Em certas ocasiões, a epiglote fica infectada com bactérias, habitualmente Haemophilus influenzae tipo B. A epiglotite relacionada ao Haemophilus influenza era mais comum em crianças, no entanto, as vacinações de rotina contra o Haemophilus praticamente eliminaram essa infecção em crianças.
O exame orofaríngeo, por sua vez, é normal na maioria dos pacientes e uma epiglote aumentada frequentemente não é vista. Dica importante: Desconfie de epiglotite naquele paciente que retorna à emergência com queixa de agravamento da dor de garganta.
Exame é realizado junto com um fonoaudiologo especialista em deglutição, e o médico oferece as consitencias para o pacientes e visualiza com o nasofibroscopico como esta a deglutição do paciente. A videflurosocpia é um exame feito com contraste (bario) e radiação podendo avaliar cavidade oral, faringe, esofago.
A sensação de "entalo" pode estar relacionada a doença do refluxo ou a algum distúrbio motor do esôfago. No entanto necessitamos de exames mais específicos para o refluxo como a Esofagomanometria com pHmetria, ou outros. Procure um Gastroenterologista.
E um Otorrinolaringologista pode ser também necessário para exame específico da deglutição, pois é importante eliminar outros fatores que possam estar agravando a disfagia. Uma boa Fonoaudióloga saberá fazer os encaminhamentos necessários.
Se você sente dificuldade moderada, ou até mesmo leve, de engolir substâncias líquidas ou sólidas, procure um médico. A recomendação é do gastroenterologista Rubens Sallum, diretor do Serviço de Cirurgia do Esôfago do Hospital das Clínicas da FMUSP, ligado à Secretaria da Saúde.
A transmissão da epiglotite acontece pelo contato direto com a saliva do indivíduo afetado, através de espirros, tosse, beijos e troca de talheres, por exemplo. Por isso, os pacientes infectados devem utilizar máscara e evitar a troca de objetos que estejam em contato com a saliva.
A função da epiglote é impedir a ligação da faringe com a laringe, evitando, assim, a comunicação entre os aparelhos respiratório e digestório.
A drenagem linfática da epiglote ocorre ao longo da artéria laríngea superior, que drena para os linfonodos (gânglios) cervicais profundos. A drenagem venosa ocorre através das veias laríngeas superiores e inferiores, que seguem o mesmo percurso das artérias e drenam para a veia jugular interna e veia braquiocefálica esquerda, respetivamente.
Como trabalhar higiene no primeiro ano?
Como trabalhar o tema girassol na educação infantil?
O que um profissional de teatro pode fazer?
Como instalar o JDK no Ubuntu?
Quanto é uma dezena uma dezena?
Como se tornar entregador da Amazon?
Como trabalhar home office na Magazine Luiza?
Como trabalhar Educação Física em aulas remotas?
Como trabalhar a gratidão em sala de aula?
Como trabalhar com filho pequeno?
Como é trabalhar na clínica médica?
Como instalar máquina de lavar roupas no banheiro?
Como eu faço para entender os versículos da Bíblia?
Como medir um capacitor com capacímetro?