A condução de corrente elétrica dependerá da forma como o diodo está polarizado, podendo ser de duas formas: Polarização direta: Nesse tipo de polarização o polo positivo da fonte de tensão está conectado ao lado P do diodo. Isso faz com que o lado positivo torne-se ainda mais positivo, e o lado N, ainda mais negativo.
Um díodo é um dispositivo constituído por uma junção de dois materiais semicondutores (em geral silício ou germânio dopados), um do tipo n e o outro do tipo p, ou de um material semicondutor e de um metal, sendo usualmente representado pelo símbolo da Figura 1.
Se a tensão no sentido direto for maior que a tensão de barreira o diodo deve estar operando como circuito aberto; Se a tensão em ambos os sentidos for zero, o diodo está em curto; Se a tensão em ambos os sentidos for superior à da barreira de potencial, o diodo está funcionando como circuito aberto.
Como já sabemos, o diodo somente conduz a corrente elétrica quando tem seus terminais diretamente polarizados: ânodo no positivo da fonte e cátodo no negativo.
Se invertermos a polaridade do diodo trocando o anodo pelo catodo veremos que a forma de onda resultante no anodo será apenas o semiciclo negativo. Alteração da onda com uso de diodo retificador quando a corrente está invertida!
A polarização do diodo é dependente da polarização da fonte geradora. A polarização é direta quando o polo positivo da fonte geradora entra em contato com o lado do cristal P(chamado de anodo) e o polo negativo da fonte geradora entra em contato com o lado do cristal N(chamado de cátodo).
A polarização inversa de um diodo ocorre quando o lado n fica submetido a um potencial positivo relativo ao lado p do componente.
A queda de tensão típica neste diodo é de 0.7V, logo a potência dissipada será de 0,5A multiplicada por 0,7V, totalizando 0.35W ou 350 mW, assim como mostra a imagem abaixo: A escolha do diodo correto depende de vários fatores, inclusive a queda de tensão! Pode não parecer muito, mas é uma potência que pode fazer o diodo esquentar bem!
Qual a funcionalidade dos diodos? Podemos afirmar que o diodo tem diversas aplicações e uma delas é atuar como um retificador, convertendo tensão alternada em contínua. Mas um diodo não é uma válvula de eletricidade perfeita, ele gasta um pouco de energia para trabalhar e quando a corrente flui através do diodo, ...
Cada luzinha que acende nos eletrônicos que você tem em sua casa é um diodo emissor de luz, mais conhecido como LED! Neste artigo o Mundo da Elétrica explica que é um diodo sua utilização e importância na elétrica e eletrônica. O diodo é um componente eletrônico que permite a passagem da corrente elétrica somente em um sentido.
C++ por Njay 0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico. Bom, resolvi criar este tópico para mostrar como podem ver a polaridade de um LED. Se as pernas do LED já foram cortadas e são iguais, então vejam se o LED tem uma parte lisa na cabeça.
Como mudanças no layout de uma fábrica pode aumentar a produtividade?
Quanto tempo demora o resgate do Inter?
Como responder feedback positivo do cliente?
Como resgatar o título de capitalização da Caixa Econômica Federal?
Como os primeiros filósofos explicam a origem do universo?
Como responder a um convite de reunião?
O que é o resgate da poupança?
Como lidar com os conflitos na educação infantil?
Como agradecer um orçamento que não foi aprovado?
Como recuperar as músicas do Shazam?
Como deve ser a atuação do professor diante do aluno disléxico?
Como saber quanto tenho no CPF na nota?
Como resetar um telefone Intelbras?
Como os portugueses chamavam os primeiros habitantes do Brasil?
Como responder a um ofício do juiz?
Quais os fatores pessoais que influenciam a reação do consumidor aos vários estímulos de marketing?
Como fazer o campeão do LoL falar?
Quais são as palavras prefixo?