A condução de corrente elétrica dependerá da forma como o diodo está polarizado, podendo ser de duas formas: Polarização direta: Nesse tipo de polarização o polo positivo da fonte de tensão está conectado ao lado P do diodo. Isso faz com que o lado positivo torne-se ainda mais positivo, e o lado N, ainda mais negativo.
Um díodo é um dispositivo constituído por uma junção de dois materiais semicondutores (em geral silício ou germânio dopados), um do tipo n e o outro do tipo p, ou de um material semicondutor e de um metal, sendo usualmente representado pelo símbolo da Figura 1.
Se a tensão no sentido direto for maior que a tensão de barreira o diodo deve estar operando como circuito aberto; Se a tensão em ambos os sentidos for zero, o diodo está em curto; Se a tensão em ambos os sentidos for superior à da barreira de potencial, o diodo está funcionando como circuito aberto.
Como já sabemos, o diodo somente conduz a corrente elétrica quando tem seus terminais diretamente polarizados: ânodo no positivo da fonte e cátodo no negativo.
Se invertermos a polaridade do diodo trocando o anodo pelo catodo veremos que a forma de onda resultante no anodo será apenas o semiciclo negativo. Alteração da onda com uso de diodo retificador quando a corrente está invertida!
A polarização do diodo é dependente da polarização da fonte geradora. A polarização é direta quando o polo positivo da fonte geradora entra em contato com o lado do cristal P(chamado de anodo) e o polo negativo da fonte geradora entra em contato com o lado do cristal N(chamado de cátodo).
A polarização inversa de um diodo ocorre quando o lado n fica submetido a um potencial positivo relativo ao lado p do componente.
A queda de tensão típica neste diodo é de 0.7V, logo a potência dissipada será de 0,5A multiplicada por 0,7V, totalizando 0.35W ou 350 mW, assim como mostra a imagem abaixo: A escolha do diodo correto depende de vários fatores, inclusive a queda de tensão! Pode não parecer muito, mas é uma potência que pode fazer o diodo esquentar bem!
Qual a funcionalidade dos diodos? Podemos afirmar que o diodo tem diversas aplicações e uma delas é atuar como um retificador, convertendo tensão alternada em contínua. Mas um diodo não é uma válvula de eletricidade perfeita, ele gasta um pouco de energia para trabalhar e quando a corrente flui através do diodo, ...
Cada luzinha que acende nos eletrônicos que você tem em sua casa é um diodo emissor de luz, mais conhecido como LED! Neste artigo o Mundo da Elétrica explica que é um diodo sua utilização e importância na elétrica e eletrônica. O diodo é um componente eletrônico que permite a passagem da corrente elétrica somente em um sentido.
C++ por Njay 0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico. Bom, resolvi criar este tópico para mostrar como podem ver a polaridade de um LED. Se as pernas do LED já foram cortadas e são iguais, então vejam se o LED tem uma parte lisa na cabeça.
É possível antecipar parcelas de consórcio?
O que fazer para tirar o azar?
O que é índice de consistência do solo?
Quais são as moedas raras do Brasil?
Para que serve almíscar na Umbanda?
Qual o salário mínimo de um comprador?
Onde se passa Homem de Ferro 1?
Como falar com a Gol pelo WhatsApp?
Qual é a diferença entre o iPhone 7 e o 7 Plus?
O que fazer para parar de sair pus?
Quanto rende 350 milhões na poupança Nubank?
Qual o objetivo da brincadeira esconde-esconde na Educação Infantil?
Quais são os 5 tipos de caráter?
Como está o mercado de trabalho para 2022?