O muco intestinal é produzido naturalmente pela mucosa do intestino. Acontece como uma secreção gelatinosa, amarelada ou branca, produzida diretamente pelo cólon. O objetivo principal é proteger e também lubrificar o trajeto das fezes, facilitando a sua eliminação.
O muco nas fezes pode ocorrer nas infecções intestinais, normalmente acompanhadas de diarreia. Doenças inflamatórias intestinais, como a retocolite ulcerativa e a doença de Crohn, bem como o câncer, costumam produzir muco, que pode vir com sangue e dores abdominais.
Sintomas: Dor anal intensa, por horas após uma evacuação, diarreia com muco branco e/ou sangue vivo nas fezes. Tratamento: Dieta rica em fibras, aumento da ingesta de água, laxantes, gel de lidocaína tópico e banhos de assento são a primeira opção de tratamento.
2. Remédios
O muco branco nas fezes, se combinado com dor abdominal, diarreia e intestino preso, pode ser um indicativo de que o paciente possui intolerância alimentar, como a intolerância à lactose, além de outras condições como a síndrome do intestino irritável, a gastroenterite e a doença de crohn, por exemplo.
Transpulmin xarope é um expectorante que ajuda na eliminação do catarro em tosses produtivas. A guaifenesina fluidifica o catarro, tornando-o menos viscoso e mais “solto”. Dessa forma, o catarro é expelido de maneira mais fácil.
O muco é uma substância que ajuda as fezes a se movimentarem pelo intestino e que pode estar presente sem indicar algum problema, especialmente quando está em pouca quantidade. Já o pus normalmente só aparece associado a algum tipo de infecção intestinal, apresentando uma coloração esbranquiçada.
Como tratar a Síndrome do Intestino Irritável?
A enterite é a inflamação no intestino que pode acontecer devido ao consumo de alimentos e água contaminados com bactérias ou vírus, ou ser consequência da realização de radioterapia ou uso frequente de medicamentos, o que levar à irritação e inflamação da mucosa intestinal.
As causas mais comuns de muco branco nas fezes são a intolerância a lactose, doenças inflamatórias intestinais, como doença de Crohn e retocolite, tumores ou infecção.
A alteração da cor das fezes pode ser uma importante dica sobre o estado de saúde do trato gastrointestinal: A bile é uma substância produzida no fígado, excretada no intestino e eliminada junto às fezes. A bile é um pigmento esverdeado que se torna marrom após sofrer ação de bactérias e das enzimas digestivas do trato intestinal.
Além da alimentação, outra possível causa para as fezes de cachorro com muco é a presença de vermes no organismo do animal. O sinal é comum nos casos de giárdia em cães (ou giardíase), especificamente, que é uma doença causada por um protozoário que age na corrente sanguínea do animal contaminado e pode provocar diarreia.
O que fazer. Ao identificar a presença de sangue nas fezes, deve-se procurar um médico gastroenterologista para avaliar a causa do sangramento. Em geral, são prescritos exames de fezes, endoscopia e colonoscopia para verificar a presença de alterações no esôfago, estômago ou intestino.
Qual o melhor horário para tomar Aldactone?
Quantos Red Bull para um litro de whisky?
Como funciona uma resistência de aquecimento?
Quem foi o primeiro cantor de samba?
Como cancelar seguro premiado Santander?
O que é o volume de um objeto?
Quais documentos precisa para fazer prova de vida?
Quando se é cremado o caixão queima junto?
Qual o signo do dia 21 de agosto?
O que significa processador i3?
Como faço para limpar todos os dados de navegação?
Qual a jornada de trabalho de segunda a sexta?
Qual a cor da pedra de proteção?
O que fazer para deixar a pele mais firme?