Há duas possibilidades de tratamento da Ceratoconjuntivite Seca, sendo eles o medicamentoso e cirúrgico. O medicamentoso visa a recuperação da umidade das estruturas oculares ressecadas em conjunto com o tratamento de transtornos secundários, como a conjuntivite bacteriana.
A ceratoconjuntivite seca é a secura da conjuntiva (membrana que reveste a pálpebra e cobre o branco do olho) e da córnea (camada transparente na frente da íris e da pupila). São produzidas bem poucas lágrimas, ou as lágrimas podem evaporar muito rápido.
Os remédios mais utilizados para tratar a conjuntivite alérgica são os colírios antialérgicos com propriedades anti-histamínicas, que vão reduzir a produção de histamina e consequentemente reduzir sintomas como coceira, inchaço e vermelhidão, como é o caso do Visadron ou Zaditen, por exemplo.
Ceratoconjuntivite seca devido à deficiência do componente aquoso da lágrima é causada pelo volume inadequado de lágrimas. Ceratoconjuntivite seca evaporativa (mais comum) causada pela evaporação acelerada de lágrimas devido a baixa qualidade do filme lacrimal.
A ceratoconjuntivite seca (CCS) é uma enfermidade frequentemente diagnosticada em cães, caracterizada pela deficiência da fração aquosa ou das camadas de mucina ou de lipídeos do filme lacrimal, que resulta em inflamação da conjuntiva e córnea, dor e redução da visão, tendo o teste lacrimal de Schirmer como principal ...
O tratamento da doença dos olhos secos pode ser feito com medicamentos que restabeleçam a umidade dos olhos e controlem o ressecamento, como os colírios com antibióticos específicos para cães.
Na ceratite, o tratamento depende do agente causador, ou seja, se a ceratite for causada por um vírus (ceratite vírica) a terapêutica deve ser efetuada com medicamentos antivíricos, por sua vez, se o agente causador for uma bactéria (ceratite bacteriana), o tratamento deve ser efetuado com antibióticos.
Os principais sinais clínicos da ceratoconjuntivite infecciosa são lacrimejamento, olhos congestos (vermelhos), fotofobia (animal afasta-se da luz), diminuição do apetite, febre moderada, opacidade da córnea (mancha no olho) e cegueira.
Não existem medicamentos específicos e o tratamento foca em amenizar os sintomas de conjuntivite. O tratamento inclui a indicação de um colírio antibiótico, que devem ser prescritos por um médico, pois alguns colírios são altamente contra-indicados, porque podem provocar sérias complicações e agravar o quadro.
Por ser muito difícil de tratar, a conjuntivite fúngica pode causar complicações permanentes na visão. A conjuntivite alérgica é decorrente de alergia, principalmente por ácaro e pólen. Essas se manifestam com olhos vermelhos e coceira ocular e não são contagiosas.
Como acontece a transmissão da conjuntivite? A conjuntivite pode ser causada por reações alérgicas a poluentes ou substâncias irritantes (poluição, fumaça, cloro de piscinas, produtos de limpeza ou de maquiagem, etc.). A mais comum delas é a conjuntivite alérgica ou febre do feno, geralmente causada por pólen espalhado no ar.
Como tirar meu nome do Bolsa Família da minha esposa?
Como jogar as fases que foram salvas do PS3?
Onde ficam as cópias do WhatsApp?
Como usar o bloco de notas no PC?
Qual a função do moinho de água?
Onde a fêmea do mosquito leva o vírus para infectar novas pessoas?
Como os músculos crescem na academia?
Quanto tempo os músculos se recuperam?
Como os movimentos sociais contribuíram para a democratização no Brasil?
O que é origem e inserção de um músculo estriado esquelético?
Como agem os métodos contraceptivos hormonais?
Como o mosaico é produzido e quais são suas principais características?
Como os músculos e os ossos colaboram com o movimento?