Todos que pretendem criar ou interpretar este tipo de desenho devem ter bons conhecimentos de escalas, padrões e tipos de representação cartográfica. Na arquitetura e engenharia civil, o cálculo de escalas é ainda mais fundamental, uma vez que é praticamente impossível que um objeto seja representado em tamanho real.
A escala de 1:50 significa que para cada 1 cm representado no papel, essa medida corresponde a 50 cm reais. Ou seja, a representação do apartamento será 50 vezes menor no papel (na planta) do que é na realidade.
A representação de uma escala no desenho é feita de maneira gráfica, ou seja, há um traço que diz ao leitor, quanto cada centímetro ou milímetro do desenho, representa em tamanho real. Vamos detalhar o processo de representação de uma escala 1:100, ou seja, cada 1cm ou 1mm equivale a 100cm ou 100mm respectivamente.
Quando se pretende calcular a escala adequada para um desenho, três pontos chave devem ser considerados. Eles são: dimensões do objeto, dimensões do papel e nível de clareza requerido para o desenho. Vamos supor que representaremos em escala gráfica uma grandeza de 50 metros.
Na prática, arquitetos buscam utilizar determinadas escalas para adaptação de redução. 1:500. Como exemplo, temos a seguinte situação: um arquiteto precisa usar uma escala para fazer o desenho de uma planta baixa de um apartamento representado na escala 1:50 (um por cinquenta).
Qual folguedo de origem indígena que é comemorado atualmente?
O que é inovação em marketing?
Qual é a maior cooperativa do Brasil e da América Latina?
Como anda a educação pública no Brasil?
Quando cabe a tutela de evidência?
É possível ter dumping sem ter feito bariátrica?
Qual o pH ideal para o shampoo?
Como evitar corrosão em estruturas metálicas?
Qual o tempo máximo que o bebê pode ficar na barriga?
Quanto custa cirurgia frenuloplastia?
Qual a princesa favorita das crianças?
Quais são os critérios utilizados para análise do currículo?
Quais são as principais enzimas utilizadas na avaliação da função renal?