Como funciona a suspensão de contrato? O trabalhador tem o contrato suspenso, e o governo paga o chamado Benefício Emergencial. Os valores desse complemento são calculados com base no seguro-desemprego a que o funcionário teria direito, caso fosse demitido.
As empresas poderão suspender o contrato do trabalhador ou reduzir salários e jornadas pelo prazo máximo de quatro meses (120 dias). Existe a possibilidade de o governo estender o prazo. Isso aconteceu em 2020, quando o programa foi mantido até o fim do ano por força de novos decretos.
Nos termos do artigo 8º da MP 936/2020, durante o estado de calamidade pública o empregador poderá acordar a suspensão temporária do contrato de trabalho de seus empregados pelo prazo máximo de 60 dias, fracionável em até dois períodos de 30 dias.
90 dias
A MP 936 e Lei n° 14.020 previa prazo máximo de 60 e 90 dias para suspensão de contrato e redução de jornada respectivamente. O decreto 10.422 prorrogou os prazos de ambos para até 120 dias. O decreto 10.470 prorrogou para até 180 dias.
2) Cálculo da redução de salário e suspensão da jornada É esse benefício que o governo paga que considera o valor que o trabalhador teria direito caso recebesse o seguro-desemprego. Veja: Redução de jornada e salário de: 25%: recebe 75% do salário + 25% do valor que teria direito no seguro-desemprego.
A medida provisória é clara ao enunciar que, durante o período de suspensão do contrato de trabalho, é vedada a prestação de serviços ainda que de forma parcial. Desse modo, se o empregado está com o contrato suspenso, a empresa não pode exigir que o mesmo compareça ao trabalho sob nenhuma hipótese.
Nesse caso, seu contrato de trabalho é suspenso porque você fica sem trabalhar e não recebe salário do seu empregador. Quem banca o seu Auxílio Doença é o INSS. Mas a Medida Provisória também dará apoio financeiro se o seu empregador tiver suspendido seu contrato.
Como funciona a suspensão de contratos e redução de salários? A MP 936/2020 está em vigor desde 20 e instituí o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda. O principal objetivo do programa é garantir a continuidade das atividades laborais / empresariais bem como reduzir a possibilidade de demissões em massa.
A empresa deve encaminhar ao empregado o comunicado da decisão de antecipar o fim da suspensão do contrato. O teor principal do termo deve ser: “por meio do presente comunicado, a empresa XXX cientifica Vossa Senhoria da decisão de antecipar o fim do período de suspensão pactuado.”
§ 4º Se durante o período de suspensão temporária do contrato de trabalho o empregado mantiver as atividades de trabalho, ainda que parcialmente, por meio de teletrabalho, trabalho remoto ou trabalho à distância, ficará descaracterizada a suspensão temporária do contrato de trabalho, e o empregador estará sujeito:
Como ir para Ilha Grande saindo do aeroporto Santos Dumont?
Qual a indicação para uma dieta pastosa?
Quanto tempo a piscina demora para decantar?
O que passar para desenformar velas?
Qual a diferença entre tinta PVA e acrílica?
Como desbloquear o app da caixa no caixa eletrônico?
Quantos ohms tem um microfone?
Quais são alimentos saudáveis?
É livre o movimento de conversão à direita diante de sinal vermelho do semáforo?
Quem tem pisada pronada pode usar tênis com pisada neutra?
Como saber se tem direito ao Fies?
Para que serve um curso de especialização?
Quando a empresa é considerada de pequeno porte?