Para amadurecer mais rápido, toda a mangaba é armazenada em uma caixa coberta com papelão. Além da mangaba verde, as mulheres aproveitam para recolher as frutas que já estão no chão. A mangaba de queda é preferência.
Na região do Cerrado, observa-se, de uma maneira geral, uma safra de frutos por ano, que ocorre de outubro a dezembro e apenas alguns frutos temporões fora dessa época. Em Minas Gerais, a mangabeira floresce de setembro a novembro e frutifica de dezembro a janeiro.
Daí o nome dado pelos índios tupis, que significa ‘’coisa boa de comer’’. A época de colheita da mangaba é de Novembro a Janeiro, porém não é difícil encontrar a fruta em outras épocas do ano. A mangaba também é comercializada em forma de sorvete, geléias, sucos, polpas, licores e doces.
Embora a ciência não tenha ainda confirmado muitos dos benefícios da fruta mangaba, a seguir estão o que alguns estudos já indicaram, além do conhecimento popular. É um remédio natural contra hipertensão.
Para problemas com intestino preso, as sementes têm poder laxativo, além da fruta conter fibras. Como uma fonte de ferro e vitamina C, a mangaba ajuda a fortalecer o sistema imunológico, reduzindo o risco de adquirir doenças. As cascas têm grande influência em doenças hepáticas, como icterícia e obstruções do fígado e baço.