Aleijadinho (1730-1814) foi um escultor, entalhador, carpinteiro e arquiteto do Brasil colonial.
Aleijadinho (1738-1814) foi um escultor, entalhador e arquiteto do Brasil colonial. Suas obras estão espalhadas pelas cidades de Ouro Preto (antiga Vila Rica), Tiradentes, São João Del-Rei, Mariana, Sabará, Morro Grande e Congonhas do Campo.
O Aleijadinho tinha mais de sessenta anos quando, em Congonhas do Campo, realizou suas obras-primas: as estátuas em pedra-sabão dos 12 profetas (1800-1805), no adro da igreja, e as 66 figuras em cedro que compõem os passos da Via Crucis (1796), no espaço do santuário de Nosso Senhor Bom Jesus de Matosinhos.
O estilo de Aleijadinho foi continuado e imitado por inúmeros artistas da época. Sua obra mistura diversos estilos barrocos além de concentrar um estilo bastante singular. ... Mesmo sofrendo preconceitos em função da sua condição de mestiço, sua arte e genialidade o consagraram como grande artista barroco brasileiro.
Foi um exímio talhador, escultor e arquiteto que viveu em Minas Gerais no século XVIII. Filho ilegítimo de um português, Aleijadinho aprendeu o ofício de escultor e se tornou um dos grandes nomes da área, produzindo peças famosas do barroco mineiro e do rococó.
36 curiosidades que você vai gostar
Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho foi um importante escultor e arquiteto que viveu no Brasil durante o século XVIII. Foi o autor de inúmeras esculturas, sobretudo sacras, em Minas Gerais, na época o centro da mineração no Brasil.
Aleijadinho – O artista mineiro, que viveu entre 1738 e 1814, é considerado pela crítica brasileira como o maior expoente da arte colonial do país. A maior parte das obras de Aleijadinho tem como tema central a religiosidade, inspiradas pelo estilo Barroco e Rococó.
Veja, abaixo, nossa lista com algumas das obras mais importantes de Aleijadinho em Minas Gerais:Igreja de São João Batista, em Barão de Cocais. ... Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto. ... Estátuas da Via Sacra e 12 Profetas, no Santuário de Bom Jesus de Matosinho, em Congonhas.
A obra de Aleijadinho mistura diversos estilos do barroco. Em suas esculturas estão presentes características do rococó e dos estilos clássico e gótico. Utilizou como material de suas obras de arte, principalmente a pedra-sabão, matéria-prima brasileira.
Ilustrou os seguintes livros: Os diálogos de São Gregório Magno (Alemanha), Vida de Santo Antônio (Itália), Músicas natalinas para crianças (Itália), A Virgem de Guadalupe (Alemanha, Espanha e Brasil), entre outros.
No total são 12 estátuas representando os doze profetas judeus, desde Isaías até Habacuque e Naum, todas esculpidas em pedra-sabão. Aleijadinho contou ainda com a ajuda de escravos que ele mesmo comprava, que lhe adaptavam os instrumentos de escultura às mãos.
liberdade, representando a vida de mineiros à procura da salvação. credibilidade, atendendo a encomendas dos nobres de Minas Gerais. simplicidade, demonstrando compromisso com a contemplação do divino. personalidade, modelando uma imagem sacra com feições populares.
Estilo da obra
A obra de Aleijadinho mistura vários estilos barrocos, gerando uma identidade singular. Dentre suas características, estão traços como expressividade acentuada, queixo dividido, nariz proeminente, olhos amendoados e pupilas planas, boca entreaberta, braços curtos, entre outros.
Características. Composição assimétrica, em diagonal - que se revela num estilo grandioso, monumental, retorcido, substituindo a unidade geométrica e o equilíbrio da arte renascentista. Acentuado contraste de claro-escuro (expressão dos sentimentos) - era um recurso que visava a intensificar a sensação de profundidade.
As principais características da arte barroca são o dualismo, a riqueza de detalhes e o exagero. Seu caráter realista e detalhista tem a capacidade de mexer com o emocional do espectador.
No Brasil, os dois principais escritores desse estilo são Gregório de Matos (1636-1696), autor de poesias sacras e satíricas, além de Pe. António Vieira (1608-1697), com seus sermões. No entanto, Prosopopeia, de Bento Teixeira (1561-1600), é considerada a obra inaugural do barroco no país.
Pastro é autor de obras como o nicho que abriga a imagem de Nossa Senhora na Basílica Nacional. Ele também é responsável pelos desenhos no altar central e do mosaico na cúpula central do Santuário. ... Com mais de quatro metros de altura, a peça feita em aço, remonta o encontro, com a imagem dos pescadores e da imagem.
Doze profetas de AleijadinhoDa esquerda para direita: Amós, Abdias, Jonas, Baruque, Isaías, Daniel, Jeremias, Oseias, Ezequiel, Joel, Habacuque e Naum.Isaías.Jeremias.Ezequiel.Daniel.Oséias.Baruque.Joel.
Nesse ano solicitam-lhe as 12 esculturas em pedra-sabão, representando os profetas, destinadas à ornamentação do adro do santuário.
Apesar da doença, o mestre artífice continua trabalhando em sua oficina. Em 1800, o artista trabalhava na execução das estátuas em pedra-sabão dos profetas, localizadas no adro do Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas.
As principais obras de Aleijadinho são consideradas as maiores peças da arte barroca brasileira e podem ser conferidas nas cidades mineiras de Ouro Preto, Congonhas, Tiradentes, São João del Rei, Mariana e Sabará.
Grande devoto da espiritualidade beneditina, Pastro tem suas peças baseadas no Concílio Ecumênico Vaticano II. Na infância, o artista usava papéis de saco de pão para desenhar. Suas primeiras obras como profissional foram na capela do Mosteiro Nossa Senhora da Paz, em São Paulo.
Como devem ser estruturadas as sessões em TCC?
Quantas horas após a dedetização?
Quanto custa a mão de obra para assentar pedra mineira?
Quais filmes precisa assistir para entender Viúva Negra?
Quanto custa ir para Portugal a trabalho?
Como e onde usar chapéu panamá?
Para que serve o chakra umbilical?
O que são mediadores químicos exemplos?
Como se extrai o álcool da cana?
Quem é mais rápido flash ou Flash Reverso?
Quantos quilômetros até o centro da Terra?
Como fazer inseminação em suínos?