Recapitulando! A expressão deve aparecer entre parênteses, depois do número da página de onde a citação foi extraída, sempre precedido de uma vírgula. Lembre-se de não usar o recurso em citações indiretas. Mesmo se o trabalho for redigido por uma única pessoa, é de bom tom incluir “nosso” e não “grifo meu”.
– O grifo nosso é utilizado para fazer algum destaque na citação de outro autor. Ou seja, neste caso, você é quem estará dando ênfase ao trecho em questão. Essa explicação é fundamental para que o leitor possa perceber que o destaque foi uma escolha de quem elaborou o texto, e não do autor original da citação.
Regras para uso do grifo nosso As normas da ABNT para trabalhos acadêmicos explica que o grifo nosso é quando o acadêmico ou a pessoa que está utilizando determinada citação de um autor opta por destacar alguma fala ou expressão, usando negrito ou itálico.
ABNT Quando se deseja enfatizar uma ou mais palavras na citação, que não o eram no original, pode-se usar um grifo (negrito, itálico, ou sublinhado), informando tal alteração com a expressão “grifo nosso” entre parênteses, após as aspas de fechamento – ex.: (grifo nosso).
Citação direta: grifos Caso o documento original contenha algum tipo de grifo, como uma palavra em negrito, em itálico ou sublinhada, a sua citação deve manter esse destaque, com a observação “grifo do autor”.
Citação Direta Se você primeiro citar a frase entre aspas, a referência do autor deve apresentar-se na ordem: (SOBRENOME DO AUTOR, ano, página). Lembre-se: sobrenome do autor em caixa alta. 3. Se você primeiro referenciar o autor, para depois fazer a citação, use: Sobrenome (ano, número da página).
Citação direta: grifos Caso o documento original contenha algum tipo de grifo, como uma palavra em negrito, em itálico ou sublinhada, a sua citação deve manter esse destaque, com a observação “grifo do autor”.
"grifo" em espanhol grifo {m.} grifar {v. tr.} grifa {f.}
Essa explicação/identificação do grifo é indispensável para que o leitor possa perceber que o uso do grifo nosso foi de escolha de quem elaborou o texto, não do autor original da citação. Lembre-se que as regras para uso do grifo nosso são diferentes das regras de uso do grifo do autor.
Grifar significa marcar palavras, números, símbolos ou o aquilo que você precisar, para que fique em destaque, chamando atenção. O grifo é, portanto, o meio de evidenciar a parte do texto da qual queremos dar destaque, feito por negrito, itálico ou sublinhado ou por outros meios, como uso de aspas no meio da frase.
Ao optar pelo grifo, é válido lembrar que se você modificar uma citação adicionando destaque a ela, a parte destacada deve estar em conformidade com o seu texto, ou mesmo, explicando, fundamentando, ou dando crédito à ideia que você está defendendo. Precisando de um TCC pronto? Precisa formatar seu trabalho?
O grifo meu tem a mesma utilidade do grifo nosso, e as normas da ABNT deixam a questão sob a escolha de quem está escrevendo o trabalho, desde que observadas as regras para citações do TCC. O uso do “grifo meu” estará correto porque o uso dos pronomes possessivos não é considerado um erro, caso o trabalho tenha sido escrito somente por uma pessoa.
Quem tem direito à isenção do IPVA no Ceará?
Como ser estiloso na adolescência?
Como se inscrever para a Loteria do Green Card?
O que fazer para ter paciência?
Como fazer o pedido do RioCard?
O que fazer quando se tem uma amiga chata?
Como ser mais intensa em um relacionamento?
Como se preparar para uma prova de bolsa?
Como ser produtiva no dia a dia?
O que fazer para ser organizada no trabalho?
Quem são os vencedores da Bíblia?
Como podemos ser gentis no nosso Dia-a-dia?
Como ser mais carinhosa por mensagem?
Como matar pano branco caseiro?