Os Níveis de Escrita
Pré-silábica: não consegue relacionar as letras com os sons da língua falada; Silábica: interpreta a letra a sua maneira, atribuindo valor de sílaba a cada uma; Silábico-alfabética: mistura a lógica da fase anterior com a identificação de algumas sílabas; e. Alfabética: domina, enfim, o valor das letras e sílabas.
São elas:
pré-silábica: não consegue relacionar as letras com os sons da língua falada; silábica: interpreta a letra a sua maneira, atribuindo valor de sílaba a cada uma; silábico-alfabética: mistura a lógica da fase anterior com a identificação de algumas sílabas; alfabética: domina, enfim, o valor das letras e sílabas.
A sondagem de hipóteses de escrita funciona como um ditado diagnóstico a fim de verificar quais níveis de aprendizagem a criança se encontra, portanto as hipóteses de escrita são: pré-silábica, silábica sem valor sonoro convencional, silábica com valor sonoro convencional, silábico-alfabética e alfabética.
Na fase de alfabetização, a criança passa por quatro níveis de escrita. Confira agora quais esses níveis e como a criança se desenvolve neles. Emília Ferreiro, uma psicóloga e pesquisadora, estudou por vários anos a teoria de Piaget. Ela buscava entender como um determinado sujeito aprende.
Temos 3 fases de aprendizagem: aquisição, retenção e aplicação. O grande fraco do sistema educacional hoje em dia é deixar de lado a fase da aplicação, consequentemente deixando nossa aprendizagem com maus hábitos.
As fases da escrita no processo de alfabetização foram desenvolvidas por Emilia Ferreiro e Ana Teberosky, a partir da pesquisa realizada pelas autoras que resultou no livro “ Psicogênese da Língua Escrita”, por volta dos anos 1980.
Em sua primeira obra, a autora relatou que antes mesmo de entrar para alguma escola, a criança já inicia o aprendizado da escrita. Ferreiro ainda afirma que, a princípio, a escrita é apenas uma representação e que depois passa a ser codificada para a língua materna.
No nível pré-silábico, a criança percebe que a escrita representa o que é falado. Geralmente suas reproduções são feitas através de rabiscos e desenhos, pois ainda não conseguem relacionar as letras.
Ele só sabe que se escreve com símbolos, mas não relaciona esses símbolos com a língua oral. Acha que coisas grandes devem ter nomes com muitas letras e coisas pequenas devem ter nomes com poucas letras. Acredita que para que uma escrita possa ser lida deve ter pelo menos três símbolos. Caso contrário, para ele, “não é palavra, é pura letra”.
Como usar dois monitor em um computador?
Qual melhor produto para trabalhar com dropshipping?
Como utilizar documentário em sala de aula?
Como Deixar a internet mais rápida?
Como trabalhar o diário de Anne Frank em sala de aula?
Quais as dificuldades de leitura?
Como incluir alunos com deficiência múltipla?
Como se escreve a palavra expressões?
Qual investimento para uma escolinha de futebol?
Qual foi a primeira obra de Vinícius de Moraes?
O que é trabalhar com copyright?
Como ganhar dinheiro na Internet com desenhos?
Como identificar a planta guaco?