Relacionando a disficuldades de leituras e escrita, temos principalmente a dislexia. A dislexia é uma dificuldade de aprendizagem que afeta a leitura, escrita, pode também apresentar problemas com os números, a memória, o domínio das letras, números e afeta a fala.
A dificuldade em realizar a leitura é tida como um dos maiores obstáculos enfrentados pelos alunos. Preocupados com essa questão, vários educadores estão em busca de o melhor caminho a seguir, contribuindo para um melhor desenvolvimento da leitura.
Sendo de natureza neuropsicológica, os fatores responsáveis pela dificuldade de aprendizagem de leitura, deverão ser consideradas os ativos e os déficits para atuar na resolução do problema. O enfoque cognitivo será o mais adequado quando a origem da dificuldade forem os processos ou subprocessos implicados na leitura (Cf. Garcia, 1998).
A intervenção nas dificuldades de aprendizagem de leitura ocorre em diversas fases que variam conforme a possível origem do problema aquisitivo.
Segundo pesquisas, as escolas públicas apresentam maior índice em relação à dificuldade com a leitura, porém, vale ressaltar, que tal realidade se faz presente em todas as instituições de ensino, independente do segmento (público ou privado).
Qual a tendência de lançamento de gás carbônico na atmosfera?
Pode ligar o monitor do PC direto na tomada?
É correto falar Sextas-feiras?
O que quer dizer a expressão e tenho dito?
Quais são os materiais em inglês?
Como anunciar que vou ser tia?
Em qual família está localizado o hidrogênio?
Como se escreve a Deus toda honra e toda glória?
Como funciona o expositor de bebidas?
O que é preciso para ser cabo da Marinha?
Quanto tempo os ossos ficam no ossário?
Como fazer a rescisão do contrato de trabalho intermitente?
Para que serve um sensor de nível?
Como funciona a emergência de um hospital?