Em relação à saturação, as soluções podem ser classificadas em insaturadas, saturadas e supersaturadas de acordo com o coeficiente de solubilidade do soluto no solvente. É possível estabelecer uma relação entre as quantidades de soluto dissolvido em determinada quantidade de solvente e em uma dada temperatura.
A quantidade de soluto que pode ser dissolvido num solvente para formar uma solução saturada depende de uma variedade de fatores. Os fatores mais importantes são: Temperatura – A solubilidade aumenta com a temperatura. Por exemplo, você pode dissolver muito mais sal na água quente do que na água fria.
Classificação das soluções quanto à saturação
Em físico-química, saturação é o ponto em que uma solução de uma substância não pode dissolver mais quantidade da substância e os montantes adicionais vão fazendo surgir um precipitado.
A quantidade máxima de NaCl capaz de ser dissolvida em 100 g de H2O a 20°C é 36 g. Uma solução nessas condições é denominada solução saturada, logo, o coeficiente de solubilidade desse sal é de 36 g de NaCl/ 100 g de água a 20°C.
Solução supersaturada é aquela em que a concentração do soluto é maior do que a da solução saturada. ... Uma solução que contém soluto em quantidade menor que a necessária para a saturação é denominada solução não saturada (solução insaturada). É claro que, neste caso, ela pode dissolver mais soluto.
Na solução saturada o soluto dissolvido e o não dissolvido estão em equilíbrio dinâmico entre si. ... A solução supersaturada é instável, e a mínima perturbação do sistema faz com que o excesso de soluto dissolvido precipite, tornando-se uma solução saturada com presença de corpo de fundo.
Acompanhe agora alguns exemplos de exercícios que envolvem soluções saturadas: 1º Exemplo: (UEM-PR) Um determinado sal X apresenta solubilidade de 12,5 gramas por 100 mL de água a 20 ºC. Imagine que quatro tubos contêm 20 mL de água cada e que as quantidades a seguir do sal X foram adicionadas a esses tubos:
Na imagem acima, podemos observar que a parte do soluto não dissolvida pelo solvente foi deslocada para o fundo, por ser mais densa. Como essa solução saturada apresenta mais de uma fase, deve ser chamada de solução saturada com precipitado, ou solução saturada com corpo de fundo.
1º Exemplo: Uma solução foi preparada com a adição de 20 g do soluto X a 100 g solvente Y a 10 o C. Sabendo que o coeficiente de solubilidade é de 15 g do soluto X por 100 g de solvente a 10 o C, podemos afirmar que temos uma solução saturada?
Solução saturada: é aquela que não consegue mais dissolver soluto, dada uma temperatura fixa, ou seja, atingiu o oeficiente de solubilidade. Solução supersaturada: é aquela que ultrapassou o oeficiente de solubilidade, são instáveis. É uma relação existente em soluto (o que irá ser dissolvido) e solvente (o que ira dissolver).
Tem como tirar estrias brancas a laser?
Como se escreve o nome da brincadeira pega-pega?
Quantas horas trabalha um coordenador de academia?
Qual foi a maior extinção em massa do nosso planeta?
Quanto é o salário de uma enfermeira neonatal?
Quanto tempo duram as bolinhas de gel?
Qual a decomposição de 250 em fatores primos?
O que fazer para conservar uma tela pintada a óleo?
Qual a melhor cooperativa do Brasil?
Qual é a direção de propagação da luz?
Quem é o pai de Abraxas Malfoy?
Até quando pode fazer iniciação científica?
Quantas gotas de clonazepam devo tomar para ansiedade?
Quando surgiu a era da inspeção?