Extinção do Permiano-Triássico O maior evento de extinção em massa da história da Terra ocorreu há cerca de 250 milhões de anos e dizimou 96% da vida marinha e 70% da terrestre. Conhecido como "a grande morte", foi um período de vulcanismo extremo do planeta, na região da Sibéria.
Maiores extinções em massa
A partir do Ordoviciano, os eventos de extinção foram no Ordoviciano superior, no Devoniano superior, no fim do Permiano, no Triássico superior e no fim do Cretáceo. Às vezes, são chamados de “os cinco grandes”.
A mais famosa das extinções em massa é a mais recente: a do fim do período Cretáceo (5 da fig. 1), quando os dinossauros se extinguiram (com exceção, tal como muitos cientistas sugerem, alguns dinossauros que evoluíram em pássaros). A extinção do Cretáceo, mais do que qualquer outra, tem gerado uma grande controvérsia.
Você talvez já tenha ouvido falar que os dinossauros, que por milhares de anos reinaram sobre a Terra, foram extintos provavelmente por causa do choque de um asteróide com a Terra. Isso aconteceu há cerca de 65 milhões de anos.
Um estudo conduzido na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, concluiu que a primeira extinção em massa na Terra diminuiu a oxigenação dos oceanos por mais de 3 milhões de anos. Essa extinção aconteceu no final do período Ordoviciano, há 444 milhões de anos.
18 curiosidades que você vai gostar
No último meio bilhão de anos, a vida na Terra foi quase extinta cinco vezes - por eventos como a mudança climática, a intensa era do gelo, os vulcões e aquela rocha espacial que atingiu o Golfo do México há 65 milhões de anos, devastando os dinossauros e um grupo de outras espécies.
Aproximadamente há 65 milhões de anos, os dinossauros foram extintos de nosso planeta. A teoria mais aceita para esse extermínio é a de que um asteroide com cerca de 10 km de diâmetro tenha caído sobre a superfície terrestre, provocando colapso e consequente extinção de todos os organismos vivos que aqui habitavam.
A cratera Chicxulub (pronuncia-se AFI: [tʃikʃuˈlub]) é uma antiga cratera de impacto soterrada de baixo da Península do Iucatã, no México.
O desaparecimento dos dinossauros como resultado da colisão de um asteroide com a Terra há 66 milhões de anos é uma hipótese amplamente aceita pela comunidade científica.
Como passar uma sonda gástrica?
Como se inscrever nos cursos online do SENAI?
Qual a importância da psicologia forense?
Como baixar livros para o Kindle?
Como podemos definir as palavras hábitos e tradição?
Como podemos definir a resistência aeróbica dinâmica e aeróbica estática?
O que foram as civilizações ou sociedades hidráulicas?
Como descobrir minha senha do @escola?
Qual a importância da cooperação nas aulas de Educação Física?
Como descobrir a senha da impressora HP Deskjet 3700?
Como se classificam os vírus quanto ao material genético?
Qual a quantidade de um metro de brita?
Como funciona a válvula magnetron?
Como saber minha senha do cartão C6 Bank?
Como funciona para revender Amakha?
Como acessar fatura bradescard C&A?