Se você primeiro citar a frase entre aspas, a referência do autor deve apresentar-se na ordem: (SOBRENOME DO AUTOR, ano, página). Lembre-se: sobrenome do autor em caixa alta. Se você primeiro referenciar o autor, para depois fazer a citação, use: Sobrenome (ano, número da página).
Para fazer uma citação direta, você deve copiar a fala do autor pela qual você se interessou, colocando ela entre aspas duplas pra deixar claro que a fala não é sua, e claro, referenciando o autor. A citação direta pode ser curta ou longa. A curta deve ser feita em até 3 linhas no máximo e incluída ao longo do texto.
Para usar citações diretas, você precisa escrever as palavras do autor exatamente da maneira como elas foram ditas ou escritas, além de utilizar as aspas (“”) antes e depois da citação.
As aspas são usadas para citar um dizer, seja falado ou escrito, que foi enunciado por outra pessoa. Você também pode usar as aspas para citar uma referência ou um diálogo e para marcar títulos que são parte de uma obra mais extensa.
A técnica infalível para nunca plagiar é sempre sustentar seus argumentos com citações e referencial teórico do autor que você tem como base. Sempre que uma ideia não for sua, acrescente uma citação direta ou indireta do autor, e você não cometerá plágio!
33 curiosidades que você vai gostar
3.1) Inclua na lista de referências, em ordem alfabética crescente, as referências de TODOS os textos utilizados. Por exemplo: FERREIRA, Luciane Maria Coutinho Buchholz; ROSA, Maria Angélica Souza da.
Quem citar? O autor pode ser um filósofo, educador, pensador, sociólogo ou outro escritor do qual você goste ou admire e que tenha uma citação que possa ser usada ao longo da sua redação. É preferível que a fala seja curta para não ocupar muito espaço do seu texto.
As aspas são usadas para mostrar que o texto está sendo citado palavra por palavra de outra fonte, para chamar a atenção para uma palavra ou frase importante, ou ao usar um termo técnico pela primeira vez. Existem citações embutidas no texto e outras separadas em blocos de texto.
Quando a autoria e/ou responsabilidade forem desconhecidas, a indicação da fonte deverá ser feita pela primeira palavra do título seguida de reticências, data de publicação do documento e páginas da citação (no caso de citação direta), separados por vírgula e entre parênteses.
Em ambas, você precisa citar o nome do autor. Na citação direta, as palavras do autor devem ser colocadas de forma literal, da maneira como o pensador falou ou escreveu, e entre aspas. Por exemplo: "Navegar é preciso, viver não é preciso", disse o poeta Fernando Pessoa.
ÚLTIMO NOME, Primeiro nome do entrevistado. Título da entrevista. [Entrevista concedida a] Nome do Entrevistador. Título da Revista, local de publicação, volume do exemplar, número do exemplar, p.
Toda vez que colocar uma citação curta dentro de um parágrafo é importante “colocar entre aspas as palavras do autor se o trecho for curto e não ultrapassar duas ou três linhas” (AUTOR, 2010) e indicar a autoria e ano (e se houver página, seria bom acrescentar também).
As aspas (“ ”) representam um recurso gráfico empregado aos pares na produção de textos sendo que uma serve para abrir e outra para fechar o discurso. Trata-se, portanto, de um sinal de pontuação utilizado na produção textual para enfatizar palavras ou expressões, além de indicar citações de algum texto.
Normalmente, o uso das aspas é feito quando o autor da redação tem a intenção de exprimir ironia ou destacar uma frase ou expressão que não são usadas diariamente.
Aspas no texto
Aspas também são usadas para chamar a atenção para novas palavras ou frases, o que é particularmente útil em ciência e redação técnica, como na seguinte frase: Um dos vários ramos da zoologia, “ictiologia,” concentra-se no estudo dos peixes.
Confira a seguir, 5 filósofos cujas ideias poderá utilizar na sua redação.1 – Nietzsche. Filosofia com aplicação prática.2 – Adorno. Contexto histórico.3 – Foucault.4 – Filósofos: Luiz Felipe Pondé5 – Hannah Arendt. Temas que dialogam com a liberdade.Avalie as vantagens de citar filósofos na redação do Enem.
A reflexão que esse pensador fez sobre a noção de poder, por exemplo, pode abarcar diversos temas que podem ser cobrados na redação do Enem. Segundo sua filosofia, todas as relações humanas são de poder, já que todas as relações humanas envolvem disputa e domínio.
Como citar séries? É necessário que, ao citar uma série, o candidato indique o nome da série entre aspas. Além disso, se o candidato se recordar do nome dos personagens e qual plataforma de streaming a série pode ser encontrada, é interessante.
As aspas são um sinal de pontuação empregado para destacar palavras ou expressões, como citações, títulos de obra, palavras incomuns do idioma, expressões irônicas, entre outros casos. Elas abrem e fecham os termos, de modo a indicar o início e o fim da expressão destacada.
As aspas aparecem depois do ponto quando a citação é completa. Exemplo: “Penso, logo existo.” A famosa frase do filósofo René Descartes serviu de inspiração para este trabalho. Caso haja nomeação do autor da citação, a notação deverá ser abrangida pela pontuação. Exemplo: “Penso, logo existo” (René Descartes).
Para a elaboração do ensaio acadêmico é preciso seguir as normas de padronização, referenciação e citação da ABNT. A estrutura do ensaio é uma estrutura típica: título, nome do autor, introdução, fundamentação e conclusão.
Normas da ABNT para ensaio científico
Título do ensaio científico: Fonte com tamanho 12, caixa alta, negrito, texto deve estar centralizado. Resumo: a palavra “RESUMO” deve ser escrita em fonte 12 com letras maiúsculas. Para o texto do resumo: fonte 12, espaçamento simples e texto justificado.
O texto deve ser produzido em página de formato A4 (de 2 a 4 pág.), em uma única coluna, com margens de 3,5 cm (superior), 2,5 cm (inferior) e 3 cm (laterais). A fonte deve ser Times, de corpo 12. O espaçamento entre as linhas deve ser de 1,5, mas entre os parágrafos deve haver espaçamento de 6 pontos.
A transcrição da fala não editada deve ser feita na forma como se apresenta (incorreções, expressões etc.) seguindo a mesma formação das citações em geral, porém em destaque itálico. O entrevistado pode ser categorizado, ao final da fala, entre parênteses.
A fala transcrita do entrevistado deve aparecer sempre entre aspas para sinalizar que é uma opinião de terceiro. Em seguida, é necessário indicar a fonte entre parênteses colocando o nome do autor da entrevista.
Qual o salmo que tira a ansiedade?
Quais são os tipos de respiração bacteriana?
O que acontece quando um meteoro entra na atmosfera terrestre?
Quem recebe auxílio-doença pode estudar?
Quantas gotas de própolis tomar por dia?
Qual a melhor versão do BlueStacks para Free Fire?
O que os nômades faziam para sobreviver?
Para que serve a Di declaração de importação?
Como tirar a oxidação do alumínio?
Quem é o autor de late coração?
O que é talude e para que serve?
O que é a estrutura cristalina dos metais?
Para que serve o GH Injetavel?
Como tratar blefarite crônica?