Afinal, como calcular a volatilidade de uma ação? Calcule, primeiramente, a rentabilidade diária de um ativo. Para isso, utilize-se da seguinte fórmula: (preço atual – preço anterior)/preço anterior.
Voltando ao nosso conceito, de que a volatilidade é medida pela dispersão em torno da média, nós calculamos a volatilidade através do desvio padrão dos retornos de uma ação (Ra).
Basta dividir o valor final da ação no período que você está analisando pelo valor inicial, e depois multiplicar por 100, para obter um número percentual, e depois subtrair 100, para obter a diferença percentual. A fórmula, portanto, é a seguinte: (Preço atual / Preço anterior) x 1.
A volatilidade nada mais é que o desvio padrão dos retornos dos ativos. Dada uma série de preços, o primeiro passo é transformá-la em uma série de retornos. Lembrando que o retorno diário de um ativo é dado por: O desvio padrão dessa série de retornos é a volatilidade diária do ativo.
De forma conceitual, a volatilidade histórica é o desvio padrão anualizado. Para chegar nesse valor, é multiplicado pela raiz quadrada do tempo (252 – quando diária). Assim, é possível saber quanto a cotação se afasta da média, na média. Dessa forma, a volatilidade histórica pode ser utilizada de muitas formas.
Uma das características do mercado financeiro é a oscilação do valor das opções de investimento para mais ou menos em relação ao preço médio delas, o que é chamado de volatilidade. Isso ocorre por vários motivos. Dependendo do tipo de aplicação, mais ou menos fatores causam a flutuação.
Volatilidade no mercado de Opções A primeira se refere a cotações passadas do ativo em questão, calculada com o desvio padrão da variação histórica do preço do ativo. Já a volatilidade implícita representa a volatilidade histórica que o mercado está usando para determinada opção.
Interpretação. A volatilidade é uma indicação da incerteza sobre as variações futuras dos ativos. Um ativo com alta volatilidade significa que se pode esperar grandes flutuações em seus valores. Já em um ativo com baixa volatilidade, essas variações serão menores e se consegue ter maior grau de previsibilidade.
No entanto, é válido ressaltar que existem três tipos de volatilidade, sendo que cada um deles cumpre uma função diferente na tomada de decisões. Veja, logo abaixo, quais são. Mede as variações no atual momento e, por isso, está sujeito às alterações que ocorrem durante o pregão.
Neste vídeo, eu ensino como se calcula a volatilidade de uma classe de ativo ou várias classes de ativos utilizando o desvio padrão do Excel. Vale lembrar de que, ao fazermos isso estamos calculando o risco total dessa classe de ativos também chamado de sigma.
Volatilidade calculada através do desvio-padrão histórico dos retornos logarítmicos do ativo no período considerado. Volatilidade calculada através da metodologia de amortecimento exponencial da variância, que atribui pesos exponencialmente decrescentes de acordo com a idade dos dados.
Quais as principais raças para a produção de leite?
O que é catalepsia espiritual?
Quais são os comportamentos alimentares?
Qual pomada substitui a tiabendazol?
Quais as principais características do tecido sanguíneo?
É preciso tocar o coração das pessoas?
Como diagnosticar insuficiência renal em cães?
Quanto rende R$ 1000 no Nubank durante o mês?
O que precisa para reconhecer firma da assinatura?
O que é ser uma pessoa neurótica?
O que neutraliza cheiro de creolina?
Quais são as caídas dos búzios?
Qual a amperagem do disjuntor C40?
Quais são as necessidades essenciais dos habitantes da Terra?