Quem pode instituir contribuição de iluminação pública?

Pergunta de Bárbara Gabriela Machado Lima Sousa em 27-05-2022
(18 votos)

“Art. 149-A. Os Municípios e o Distrito Federal poderão instituir contribuição, na forma das respectivas leis, para o custeio do serviço de iluminação pública, observado o disposto no art. 150, I e III.

Quem pode cobrar contribuição de iluminação pública?

O artigo 149-A da Constituição Federal, atribuiu aos Municípios e ao Distrito Federal competência para custear modalidade de serviço (iluminação pública) cuja prestação cabe à União.


Quem pode instituir a CIP?

A Emenda Constitucional 39/2002, ao introduzir na Carta Maior o artigo 149-A, dispôs que os municípios e o Distrito Federal poderão instituir a CIP, cuja natureza jurídica, conforme demonstrado neste trabalho, é de imposto. ... Essa norma, vale ressaltar, constitui garantia constitucional dos contribuintes.

É legal a cobrança de taxa de iluminação pública?

"Não é constitucional, legal ou juridicamente possível a cobrança de taxa aos Municípios para custear serviço comum de iluminação pública. O custo dessa manutenção é despesa geral, a ser custeada com a arrecadação dos impostos."

O que é a contribuição da iluminação pública análise a Súmula 670 do STF?

Culminando assim, na súmula 670 do STF, na qual diz: “O serviço de iluminação pública não pode ser remunerado mediante taxa.” Ou seja, não pode ser cobrado por se tratar de um serviço global, ut universi.

CONTRIBUIÇÃO DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA


27 curiosidades que você vai gostar

O que é a contribuição de iluminação pública?

A Contribuição de Iluminação Pública - CIP, prevista no artigo 149-A da Constituição Federal, destinada ao custeio dos serviços de iluminação pública prestados aos contribuintes nas vias, logradouros e demais bens públicos e à instalação, manutenção melhoramento e expansão da rede de iluminação pública foi instituída ...

O que é taxa de iluminação pública?

A taxa CIP é a abreviatura de Contribuição de Iluminação Pública, que é a taxa cobrada todos os meses na sua fatura de energia elétrica. Para que serve? A CIP serve para custear os gastos de instalação e manutenção de iluminação pública do município.

Tem como não pagar taxa de iluminação pública?

Ficam isentos do pagamento da contribuição de iluminação pública os contribuintes vinculados às unidades consumidoras enquadradas na Subclasse Residencial Baixa Renda. Parágrafo único: É vedada a isenção do pagamento da contribuição às unidades consumidoras que ultrapassarem o consumo de 220 (duzentos e vinte) kWh/mês.

Porque não pode ser cobrada uma taxa de iluminação pública?

Não é possível instituir taxas para coleta de lixo e ou iluminação pública, pois esses são serviços públicos de caráter universal e indivisível. ... “O serviço de iluminação pública não pode ser remunerado mediante taxa.”



Outras questões

O que usar para lavar a moto?

Como editar usando o iMovie?

O que servir em um rechaud?

Como age o Alenia?

Qual a forma mais bonita de demonstrar gratidão?

Qual a utilidade de um transferidor?

Como usar o snap Fill Canon?

Como regularizar DCTF em atraso?

Como usar os óculos 3D?

Como regular o pressurizador de água?

Como pagar EstaR em Curitiba?

Como calcular INSS regularização de obra?

Como usar o termômetro infravermelho Loye?

Como regularizar a GFIP?

Quanto tempo de estágio para corretor de imóveis?

Qual a função do molde de injeção?

Como surge o melanoma?

O que fazer com IPTU ajuizado?

Quantos volts tem uma máquina de solda?

Como regularizar multa Zona Azul Taubaté?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com